A construção das três primeiras áreas de escape em rodovias estaduais de Santa Catarina é uma das prioridades do governo para os próximos meses. Com duas em andamento na SC-418, e uma com edital lançado para a SC-480, o Estado deve tomar como exemplo os dispositivos instalados na BR-376, no Paraná.
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BR-376 conta com área de escape há quase 15 anos
Desde 2011, a BR-376, na Serra do Mar, conta área de escape. Atualmente, são dois dispositivos instalados no Km 667,3 e Km 671,7, em trecho com declive.
As áreas de escape são locais semelhantes aos utilizados nas pistas de Fórmula 1, com profundidade de quase um metro e preenchidas com argila expandida. Os dispositivos são utilizados pelos motoristas quando percebem uma falha mecânica no veículo, fazendo com que a entrada nesse “desvio” providencie uma frenagem emergencial segura. Marcelo Possamai, gerente de Operações da Arteris Litoral Sul, explica que a segurança é a prioridade dos dispositivos.
— Aqui na Arteris temos o compromisso com a segurança viária e com a vida dos nossos usuários. As áreas de escape aliam esses dois pilares. Em caso de problema mecânico, dão uma segunda chance ao motorista e aos demais usuários da rodovia, evitando um acidente que poderia ser de grandes proporções — afirma.
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Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária da pista, somente em 2025, foram 40 entradas com 48 vidas salvas. Ainda, desde a implantação, já foram registradas 679 entradas com 1139 pessoas salvas.
— As áreas de escape têm contribuído para a redução de acidentes. Consideramos que ela dá uma segunda chance ao motorista. Mas cabe ressaltar que as áreas de escape são dispositivos corretivos. Os preventivos são as sinalizações ostensivas que temos nas nossas serras e o próprio radar. A área de escape corrige uma falha, na maioria das ocorrências, mecânica — explica Possamai.
Assim que um veículo entra na área de escape, monitorada por câmeras, a Arteris Litoral Sul, envia operadores para atender a ocorrência e realizar a retirada do veículo. São profissionais de saúde e ambulância, operadores de guincho e também inspetores de tráfego, que auxiliam na sinalização da via para outros motoristas.
Construção de áreas de escape em SC
As primeiras de Santa Catarina devem ser inauguradas na região Norte, na Serra Dona Francisca, em Joinville. O anúncio das rampas foi feito no começo de 2024, mas demorou para ter início. Isso porque foram necessárias três licitações até a contratação da empresa responsável. Em fase inicial de obras, com medições da topografia, os dispositivos devem operar no Km 15,3 e Km 17,4. Os trabalhos terão custo de R$ 35 milhões e deverão ser concluídos até abril de 2026.
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Já a mais recente, que teve edital lançado na sexta-feira (30), será instalada na SC-480, em Goio-Ên, nos arredores de Chapecó. O dispositivo ficará em um ponto próximo à ponte sobre o Rio Uruguai, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. A contratação tem custo máximo de R$ 6,4 milhões e o prazo para a conclusão é de sete meses, a partir da ordem de serviço.
— Obras tão importantes que vão trazer mais segurança e que estão saindo do papel. Essas serão as primeiras áreas de escape em Santa Catarina — diz o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.
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