A busca da ciência por vida fora da Terra acaba de ganhar mais um capítulo. Uma descoberta recente sobre Marte é um forte indício de que o Planeta Vermelho abrigou vida há bilhões de anos.
Continua depois da publicidade
Nosso vizinho do Sistema Solar já teve água em um passado “recente”. O que se sabe é que o planeta teve oceanos e rios. Uma dúvida dos cientistas era sobre o tamanho desses rios e oceanos e também a quantidade de água presente na superfície de Marte. E essa resposta pode ter sido encontrada.
Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, estudaram a superfície de Marte e descobriram que o planeta já teve uma hidrografia complexa, com lagos, rios e mares. Também encontraram 16 grandes sistemas de drenagens, o que indica que Marte já teve rios de grande extensão e de volume de água.
Como foi a descoberta?
Os pesquisadores utilizaram dois equipamentos que já estudam a superfície de Marte: uma câmera e uma espécie de laser, que estão acoplados nos Rovers, os robôs da NASA que estão no planeta vizinho.
Com as imagens e dados capturados pelos equipamentos, os cientistas aplicaram técnicas conhecidas na Terra, como a topografia, muito usado na engenharia e na geologia, além de outras ferramentas. Dessa forma, foi possível identificar sinais dos sistemas hidrográficos de Marte e reconstruir trajetórias dos rios.
Continua depois da publicidade
Também foi possível compreender que os sistemas de drenagem foram responsáveis por transportar quase metade do material de erosão já encontrado no planeta. Outro ponto destacado no estudo foi que, apesar da estrutura analisada, a tendência é que a maior parte da água do Planeta Vermelho tenha circulado pela superfície através de pequenos rios e nascentes.
Possibilidade de vida em Marte
As novas descobertas sobre o sistema hídrico aumentam as esperanças dos cientistas de comprovarem que Marte abrigou vida em um passado relativamente curto para a astronomia – até cerca de 3 bilhões de anos atrás.
O grande volume de sedimentos, os sinais de erosão e principalmente a presença de água, agora com um sistema complexo semelhante ao que existe na Terra, são fortes indícios de que o ambiente em Marte era extremamente propício à vida, especialmente à vida microbiana.
Os rios, na Terra, carregam uma grande quantidade de matéria orgânica. Com a descoberta dos sistemas de drenagem e e dos outros detalhes sobre a bacia hidrográfica de Marte, os cientista possuem um novo direcionamento para procurar sinais ainda mais fortes de que o nosso vizinho abrigou vida no passado.
Continua depois da publicidade
As descobertas também reforçam as teorias de que Marte já foi um planeta com características parecidas com a Terra, e que muitos detalhes na superfície do nosso vizinho são sinais de que alguma forma de vida esteve presente.






