Uma nova etapa do Giro da Safra, que acompanha e avalia o desempenho das lavouras, inicia na próxima semana no Planalto Norte de Santa Catarina. O projeto é uma ação da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e Sicoob Central SC/RS. Ao todo, 53 lavouras devem receber a visita dos profissionais a partir de segunda-feira (17).

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

As equipes devem percorrer dezenas de propriedades rurais na região para coletar amostras das plantações de soja. O levantamento busca estimar a produtividade da safra e fornecer dados estratégicos ao setor agropecuário.

Giro da Safra acontece no Planalto Norte

Em fevereiro, seis lavouras já foram avaliadas. Ao longo do projeto, 53 lavouras devem ser analisadas, divididas por município. Confira abaixo:

  • Mafra: 12
  • Canoinhas: 10
  • Major Vieira: 3
  • Papanduva: 5
  • Itaiópolis: 11
  • Irineópolis: 4
  • Porto União: 3
  • Rio Negrinho: 5

Continua depois da publicidade

A importância do acompanhamento para o setor

O gerente Estratégico de Agronegócios do Sicoob Central SC/RS, Rodinei Munaretto, explica que a parceria entre o Sicoob e a Epagri no Giro da Safra permite um acompanhamento mais preciso das lavouras e auxilia na tomada de decisões do setor. 

Para ele, o Sicoob, maior investidor privado do segmento e a segunda maior instituição financeira no fomento ao agronegócio em Santa Catarina, tem um papel essencial nesse processo.

— Queremos que os produtores tenham acesso a crédito para financiar a safra e investir em melhorias que aumentem a produtividade e a rentabilidade em toda a cadeia do agro. Com informações precisas sobre a realidade no campo, conseguimos oferecer soluções financeiras mais estratégicas e alinhadas às necessidades dos agricultores — reforça.

Dirceu Leite, presidente da Epagri, afirma que os resultados do Giro da Safra são fundamentais para fortalecer a agropecuária catarinense e aprimorar as estimativas de produção e produtividade. 

Continua depois da publicidade

— São essas informações que vão alimentar tanto o setor produtivo, que precisa de dados precisos no momento certo, quanto o governo, que pode utilizá-las para elaborar políticas de apoio ao agricultor com base em critérios técnicos — destaca.

Seis equipes irão percorrer as lavouras, com quatro a cinco integrantes cada, composta por representantes do Sicoob Central SC/RS, Centro Cooperativo Sicoob, Sicoob Credinorte, Sicoob Credicanoinhas, Sicoob Crediplanalto, extensionistas e pesquisadores da Epagri, bolsistas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e técnicos das cooperativas de produção CoperAlfa e Copérdia.

A atual etapa do Giro da Safra inicia na próxima segunda-feira (17) e acontece até a quinta (20). No último dia, um evento que encerra a ação deve reunir cerca de 700 convidados, no Centro de Eventos Raízes da Tradição, em Mafra. Durante o encontro, serão apresentados os resultados parciais das análises realizadas para agricultores, lideranças do setor e técnicos envolvidos no projeto.

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Como São Bento do Sul fatura milhões com “fábricas dos sonhos” para EUA e Europa

Ferrovia de 110 km em SC tem custo estimado em R$ 2 bilhões para construção