Um projeto de lei, que estabelece o direito da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alunos com restrição ou seletividade alimentar de levar seu próprio lanche para a escola pública ou privada, foi aprovado na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp

O PL, de autoria da vereadora Nina Santin Camello (PP), foi aprovado em sessão na última quarta-feira (6). A nova legislação defende a consolidação de políticas públicas que fortaleçam estratégias de saúde e educação alimentar.

AN 100 anos

De acordo com a vereadora, é importante atender às necessidades específicas das crianças com TEA e com restrições alimentares. 

Continua depois da publicidade

— Não estamos criticando as equipes das escolas, pois sabemos que as direções e os profissionais tentam adaptar os cardápios de acordo com a necessidade de cada criança, mas nem sempre se tem um resultado esperado. Por isso, o objetivo desse projeto é instituir o direito de a criança levar o próprio lanche para a escola — explicou Nina.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Ainda, ela alerta que, muitas vezes, as crianças apresentam dificuldades em aceitar alimentos quando não oferecidos em utensílios específicos ou sofrem de seletividade alimentar devido a alterações sensoriais. 

A lei também garante o direito ao desenvolvimento da atenção qualificada de saúde com estratégias alimentares que incluam a participação dos médicos e nutricionistas e os familiares das crianças. 

A condição do aluno deve ser atestada conforme laudo médico ou nutricionista. O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também

Festivais de surf distribuem R$ 250 mil e definem o campeão catarinense em praia de SC

VÍDEO: Dois motociclistas batem de frente e ficam gravemente feridos em Joinville

Homem se engasga com coxinha e sofre parada cardíaca em SC

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total