Uma nova rota religiosa no Norte de Santa Catarina que conecta oito cidades foi oficializada por meio de uma lei estadual, sancionada em 21 de janeiro. O roteiro inclui mirantes, capelas históricas, cachoeiras e outros pontos de visitação.
Continua depois da publicidade
O “Caminhos do Santuário”, como foi chamado, liga os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Luiz Alves, Ilhota, Gaspar, Brusque e Nova Trento, que concentram igrejas históricas, santuários, festas religiosas e manifestações culturais ligadas à fé.
Veja fotos de pontos turísticos da rota
O projeto de lei, com autoria do deputado estadual Antídio Lunelli, tinha como objetivo fortalecer o turismo, valorizar a fé e impulsionar a economia regional.
Além disso, a proposta abre caminho para novos investimentos em áreas como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços, especialmente em cidades com grande potencial turístico ainda pouco explorado.
Próximas etapas para criação da rota
Com a lei sancionada, o próximo passo será a articulação entre o governo do Estado, prefeituras e entidades locais para estruturar o roteiro, a sinalização, a divulgação e a inclusão da rota nos programas oficiais de turismo de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Para Lunelli, a sanção do projeto representa um passo importante para o desenvolvimento regional.
— Santa Catarina tem uma história profundamente ligada à fé e às tradições religiosas. Ao criar essa rota, valorizamos nossa cultura, fortalecemos o turismo e geramos oportunidades de renda e emprego para milhares de famílias — destacou o deputado.
Quais são os trechos da nova rota religiosa de SC
A rota Caminhos do Santuário possui 165 quilômetros de extensão e é recomendada que seja percorrida em cinco dias. O início indicado pela lei é por Jaraguá do Sul, no Instituto/Espaço do venerável Padre Aloísio Boeing, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, localizada na Rua Luiz Sarti, no Bairro Nereu Ramos.
Quem decidir seguir a instrução, deve seguir rumo ao Centro de Guaramirim, em direção à Igreja Senhor Bom Jesus, na Rua Vinte e Oito de Agosto.
Continua depois da publicidade
Ainda em Guaramirim, no bairro Beira Rio há a Igreja Nossa Senhora das Graças, na Rua Bananal do Sul, em direção a Igreja São José, com a Gruta Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Rio Branco. Trechos podem ser feitos no primeiro dia, com extensão de 34 quilômetros percorridos;
No segundo dia, a indicação é sair da Igreja São José Rio Branco, em Guaramirim em direção ao Município de Luís Alves. O percurso atravessa Massaranduba, visitando a Igreja São Pedro e São Paulo, na Rua Primeiro Braço do Norte, além do Morro do Santo Anjo, ponto de turismo religioso com panorâmica da região, na localidade Alto Guarani-Açu, e também a Colônia Stringari com uma grande e linda imagem do Cristo Redentor e os vales com sua imagem exuberante e a Igreja do Santo Antônio com uma gruta toda construída em pedra da Nossa Senhora Consolata;
O roteiro da lei finaliza o segundo dia na entrada do Município de Luís Alves, o mirante com visão da cachoeira e da Igreja São Vicente de Paulo. Ao todo, são 33 quilômetros percorridos neste dia.
Para o terceiro dia, é indicado seguir em direção ao Morro do Baú, no percurso encontram-se os comércios típicos produzidos em Luiz Alves. Na Localidade Santana, com 7 quilômetros de subidas e descidas, há uma igreja, a cachoeira e o memorial com os 32 nomes das pessoas que morreram na tragédia de 2008, na localidade entre Santana e o Morro do Baú. Neste ponto, já na cidade de Ilhota, passando pelo Baú Seco, encontra-se a Capela Imaculada Conceição. Seguindo na Estrada Geral Alto Baú, termina então mais um dia de peregrinação.
Continua depois da publicidade
Saindo em direção a Brusque o percurso do quarto dia começa. Durante a andança, os turistas podem se deparar com igrejas. Após o almoço, pode-se seguir em direção ao centro de Brusque ao avistar a Ponte Irineu Bornhausen.
No último dia, saindo com destino ao Santuário Santa Paulina, há a indicação de se seguir em direção a Dom Joaquim e, chegando na Paróquia Santa Catarina, ir em direção a Cedro Alto, onde neste dia a peregrinação tem 25 quilômetros, sendo que nos seus últimos 15, o percurso enfrenta bons morros com lindas paisagens pelo caminho, em direção ao Santuário.
O fim está marcado na chegada ao Santuário Santa Paulina, na Rua Madre Paulina, bairro Vígolo, em Nova Trento.
*Sob supervisão de Vitória Hasckel







