A nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h foi oficialmente entregue ao município de Barra Velha na última sexta-feira (13), mas ainda não começou a atender a população. A prefeitura iniciou agora a fase de instalação da mobília e da infraestrutura necessária para o funcionamento da unidade. O investimento total na obra supera R$ 14,6 milhões.
Continua depois da publicidade
A unidade conta com área total de 4.328,29 metros quadrados, sendo 2.470,34 metros quadrados de área edificada. De acordo com a prefeitura, a UPA tem um espaço moderno, funcional e adequado às exigências do atendimento em saúde.
Veja fotos
A estrutura fica localizada no bairro Icaraí, na região central da cidade e com acesso facilitado para à BR-101. Para o prefeito de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha, a nova estrutura permitirá um atendimento mais adequado à população, considerando que o espaço atual já não comporta a alta demanda existente.
— A entrega dessa obra é um avanço significativo para o nosso município. É um sonho, enquanto prefeito e morador da cidade, além de usuário do PA, ver essa obra tão linda e que em breve estará de portas abertas para a população — destacou o prefeito.
Atualmente, o PA de Barra Velha realiza, em média, oito mil atendimentos mensais na baixa temporada, podendo chegar a 10 mil na alta temporada.
Continua depois da publicidade
Apesar da obra já ter sido entregue ao governo municipal, ainda não há uma data definida para a inauguração da unidade, já que os mobiliários ainda serão instalados no local.
A obra foi executada em duas etapas contratuais. A primeira etapa teve início em 28 de novembro de 2022 e foi concluída em 1º de agosto de 2023. A segunda etapa iniciou em 3 de junho de 2024, com encerramento em 30 de janeiro de 2026.
Para a execução da obra, foram aplicados recursos da Câmara Municipal de Vereadores de Barra Velha, do município, do governo do Estado e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).





