nsc
    santa

    Saúde

    Novas doses de vacina contra a gripe chegam a Blumenau e prefeitura libera agendamento

    Idosos e profissionais da saúde poderão marcar horário para imunização contra o H1N1 a partir desta terça-feira

    06/04/2020 - 19h11 - Atualizada em: 06/04/2020 - 19h14

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Lote chegou nesta segunda-feira
    Lote foi entregue nesta segunda-feira
    (Foto: )

    A prefeitura divulgou uma nova oportunidade para que idosos e profissionais da saúde possam agendar horário para imunização contra a gripe (H1N1) nas unidades de saúde de Blumenau. Nesta terça-feira (7), a partir das 8h, o sistema Pronto Mobile liberará nova agenda. Outra opção é ligar para os postos de saúde e Ambulatórios Gerais e solicitar uma hora por telefone.

    O serviço estava sem possibilidade de marcação após as doses esgotarem pela alta procura e por chegarem a conta-gotas. No entanto, a prefeitura recebeu uma nova remessa de vacinas (10 mil unidades) do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (6), o que possibilitou o anúncio, conforme o prefeito Mário Hildebrandt. O município pretende continuar com o sistema de agendamento para evitar aglomerações nas unidades e possível disseminação do novo coronavírus. Blumenau é a segunda cidade do estado com maior número de infectados.

    Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    A vacina contra a influenza não previne o Covid-19, mas é uma proteção a mais para os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação. Até a tarde desta segunda, pouco mais de 21 mil pessoas já haviam sido imunizadas pela rede pública. A meta da prefeitura é chegar a 30,5 mil idosos neste primeiro mês de campanha, que termina no próximo dia 15.

    A segunda fase, que começará dia 16, terá como foco professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, funcionários do sistema prisional, menores infratores, detentos, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuário.

    — O agendamento vem dando muito certo, então vamos mantê-lo até finalizar as vacinações, principalmente a para o grupo prioritário - garantiu o Secretário de Saúde, Winnetou Krambeck.

    A prefeitura chegou a fazer a vacinação no sistema "drive thru" — em que a pessoa recebe a vacina sem precisar sair do carro —, mas a ação gerou quilômetros de filas e muita movimentação. Por enquanto, não há intenção de repetir o método.

    Como agendar

    Idosos poderão agendar um horário para vacinação clicando neste link ou pelo Aplicativo Pronto Mobile. São 100 pessoas por dia nos AGs e até 50 por dia em Unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs).

    Outra possibilidade é ligar para a unidade de saúde que frequenta e marcar o horário por telefone. Blumenau possui atualmente 30 salas de vacinas em AGs e ESFs. Estão fechados por falta de equipe durante a quarentena do coronavírus os postos da Vila Itoupava, Itoupava Norte e Progresso.

    Caso a unidade de referência esteja sem horários, é permitido o agendamento em outro posto que ainda tenha disponibilidade.

    Campanha Nacional de Vacinação

    Conforme o Ministério da Saúde, a segunda fase da campanha começa dia 16. A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão contempladas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento do bebê), população indígena e portadores de condições especiais.

    Por conta da pandemia de coronavírus, até o dia 15 de abril a vacina será destinada exclusivamente a idosos e trabalhadores da saúde.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Saúde

    Colunistas