Durante uma fiscalização da Polícia Militar Ambiental de SC, resgatou nove aves silvestres que eram mantidas em cativeiro irregular em uma residência na Serra catarinense. O resgate aconteceu nesta segunda-feira (4), no município de São José do Cerrito.
Continua depois da publicidade
Segundo a polícia, os animais estavam presos em gaiolas sem qualquer autorização dos órgãos ambientais competentes. Entre as espécies apreendidas estão três coleirinhas, um azulão, um coleirinho, um trinca-ferro, canários-da-terra e um pintassilgo, todas as espécies pertencem à fauna silvestre brasileira.
Além das aves, os policiais encontraram no local dois alçapões e diversas gaiolas utilizadas para o confinamento dos animais. Nenhuma das aves possuía anilha de identificação, item obrigatório para criadores legalizados.
Veja imagens das aves resgatadas
Ainda de acordo com a polícia, o responsável pelo imóvel não tinha registro como criador autorizado e deverá responder administrativa e criminalmente por manter animais silvestres em cativeiro sem permissão legal.
Continua depois da publicidade
A captura, criação e comercialização de animais silvestres sem licença é crime ambiental e pode acarretar multas e sanções penais.
Leia também
Banho de rio acaba em tragédia e homem é encontrado morto em Curitibanos
Procurado por suspeita de homicídio é preso ao visitar irmão em Lages




