Em nossos ditos populares existe a famosa frase “a vida imita a arte”. Porém, não é incomum acontecer na verdade o contrário, a arte imitar a vida. Tanto que as histórias fictícias baseadas em fatos reais são recorrentes. Assim, as novelas brasileiras não poderiam escapar desse fenômeno cultural. Por isso, preparamos essa lista com 13 exemplos de folhetins que fizeram seus enredos inspirando-se em fatos do cotidiano.

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre as tramas e os casos reais por trás delas. A lista contempla novelas bem conhecidas e personagens icônicos. Algumas inspirações na vida real são populares, mas ainda há aquelas histórias que você nem imaginava ter acontecido e que é de impressionar.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Veja a lista das novelas – e dos personagens – baseadas em fatos reais

Primeiramente, precisamos definir os critérios da lista: utilizaremos apenas novelas exibidas pela TV Globo, maior produtora de novelas de todo o mundo – e que podem contar tanto histórias de pessoas específicas, quanto ser baseadas em eventos reais.

Continua depois da publicidade

1 – Travessia (2022)

De início, vamos trazer uma autora que costuma abordar temas reais em suas tramas. Na novela “Travessia” de Glória Perez, a personagem Brisa é acusada falsamente de ser uma sequestradora de crianças. A ficção foi inspirada na história de Fabiane Maria de Jesus, que foi confundida com uma sequestradora e foi assassinada no Guarujá em São Paulo no ano de 2014.

2 – A Força do Querer (2017)

Assim como a primeira da lista, essa também é uma novela escrita por Glória Perez. Contudo, a história de Bibi Perigosa, que entra no mundo do crime após se relacionar com o criminoso Rubinho, foi inspirada num livro. A saber, a obra ‘Perigosa’ de Fabiane Escobar conta a história real da autora.

3 – Senhora do Destino (2004)

Seguindo com a lista, a próxima novela é de Aguinaldo Silva, e ficou extremamente famosa pela vilã Nazaré Tedesco. Em suma, a história se inspira no caso Pedrinho, um menino que foi raptado na maternidade em Brasília, é encontrado vivendo com outra família 16 anos depois em Goiânia.

4 – Por Amor (1997)

Além de Glória Perez, outro autor que faz conexões com a realidade é Manoel Carlos. Conforme o próprio Maneco, como é chamado, a história nasceu de uma nota de jornal do interior do Ceará. Neste caso, mãe e filha haviam dado a luz no mesmo dia, e a mãe trocou os bebês ao saber que o neto tinha falecido.

Continua depois da publicidade

5 – Laços de Família (1997) 

Da mesma forma que Por Amor, Laços de Família também foi escrita por Manoel Carlos e saiu de uma notícia de jornal. No enredo, a personagem Camila é salva da leucemia pela medula da irmã caçula. Sendo que sua mãe Helena engravidou de Pedro justamente para isso. Uma história real muito parecida aconteceu nos EUA durante a década de 90.

6 – Salve Jorge (2012)

Voltamos às novelas de Glória Perez. Segundo a autora, o tráfico humano é um crime invisível na sociedade. Portanto, ela resolveu dar destaque para isso em sua novela. A histórias de empregadas levadas para Israel para serem prostitutas foi a inspiração.

7 – Lado a Lado (2012)

Neste caso, a parte inspirada em casos reais é já no fim da novela. A personagem Constância interna a filha Laura para que ela não denuncie um esquema de corrupção. De acordo com a autora Cláudia Lage, sua pesquisa para o roteiro apontou que a internação compulsória de familiares era comum no passado.

8 – Espelho da Vida (2018)

Apesar de parecer uma trama bastante fantasiosa, Espelho da Vida, de Elizabeth Jhin, tem uma inspiração verdadeira. Na trama, uma atriz que vai interpretar uma mulher assassinada volta no tempo para descobrir quem a matou. De acordo com Jhin, a história se inspira em Júlia Fetal, morta em Salvador com o tiro no peito dado pelo próprio marido.

Continua depois da publicidade

9 – Império (2014)

A saber, Aguinaldo Silva se inspirou em um polêmico empresário português para escrever José Alfredo (Alexandre Nero) em Império. Joe Berardo é um colecionador de obras de artes e nunca teve a origem de toda sua fortuna totalmente revelada.

10 – A Dona do Pedaço (2019)

A personagem Fabiana (Nathália Dill) era uma freira bem oportunista, até tentando tomar a fábrica de bolos de Maria da Paz (Juliana Paes). De acordo com o autor Walcyr Carrasco, a história se baseou em uma mulher que ele conhecia, que era freira, foi noiva de um colega dele, passou as propriedades para o nome, depois se separou e ficou com tudo.

11 –  Segundo Sol (2018)

Seguindo a lista com uma história de João Emanuel Carneiro. Segundo Sol conta a história de Beto Falcão, cantor de axé que volta aos holofotes depois de uma suposta morte em um acidente de avião. De acordo com um resumo que Carneiro entregou para a Globo, Beto se colocou em um patamar histórico tal qual Cristiano Araújo. 

12 – Novo Mundo (2017)

Iniciando a lista de novelas que contam sobre períodos históricos, a trama “Novo Mundo” mostra a chegada da família real portuguesa ao Brasil, fugindo das invasões napoleônicas. Além disso, a história aborda a luta pela independência do Brasil.

Continua depois da publicidade

13 – Verão 90 (2019)

Por fim, uma novela que retrata uma década inteira. Verão 90 de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, trata de forma bem humorada os fatos marcantes da década de 90 no Brasil, indo de uma referência ao Balão Mágico, ao tetra da seleção em 1994. Entretanto, temas sérios como o Impeachment de Collor, a morte de Ayrton Senna, e o Plano Real também são brevemente abordados.

Leia também

10 filmes “besteirol” dos anos 2000 para ver a qualquer momento

Os 10 melhores filmes da “Sessão da Tarde” e onde você pode ver

Destaques do NSC Total