A vocação de SC para o desenvolvimento de startups é destaque no cenário mundial de tecnologia. Não à toa, a capital do estado recebeu a alcunha de “Vale do Silício brasileiro”, em referência à região na Califórnia que concentra empresas gigantes da tecnologia, como Apple, Google e Netflix. De acordo com uma última pesquisa realizada pela KPMG Brasil e pelo Sebrae/SC em 2019, Santa Catarina contava com 510 startups. Ainda não há pesquisas mais recentes, mas, após a pandemia, é muito provável que esse número tenha aumentado. Hoje, estima-se que Florianópolis concentra 45,5% das startups do estado.
Continua depois da publicidade
Para os especialistas, a capacidade de expansão desse ecossistema é enorme e está só no começo. Por ser um setor bastante diverso e dinâmico, atrai, principalmente, jovens, muitos ainda nos semestres iniciais da faculdade. Sabendo disso, o Curso e Colégio AZ investiu na criação de um Espaço Maker especialmente pensado para explorar o potencial empreendedor e inovador dos alunos. A proposta principal é desenvolver capacidades de planejamento, pensamento crítico, organização e gestão de processos, trabalho em equipe e liderança. Qualidades que serão fundamentais tanto numa futura carreira profissional quanto para o melhor aproveitamento das horas de estudos.
Espaço Maker: um lugar de desenvolvimento de potenciais de olho no futuro
Cada vez mais, os projetos político-pedagógicos de colégios que pretendem oferecer uma formação integral devem oferecer diferentes oportunidades, e explorar formas diversas de conhecimento e de ensino e aprendizagem. E o Espaço Maker permite que os alunos desenvolvam potenciais individuais e coletivos e se tornem mais autônomos.
> Enem 2021: veja as dicas da nova cartilha da redação publicada pelo MEC
No Espaço Maker do Colégio e Curso AZ – referência em ensino no Rio de Janeiro e que recém-chegou a Florianópolis – uma das atividades oferecidas é criação e gestão de uma startup (no modelo das empresas juniores, que são desenvolvidas há mais de 20 anos em algumas escolas de Ensino Médio).
Continua depois da publicidade
A ideia é incentivar os estudantes a aplicarem conhecimentos técnicos, unindo teoria e prática por meio de estudos de caso e de atividades que envolvem tecnologia, uso de recursos e criatividade, explorando a interdisciplinaridade.
Partindo do conceito “do it yourself” (faça você mesmo), no Espaço Maker, os estudantes do AZ poderão realizar experimentar, inovar e descobrir seus próprios talentos. A atividade será eletiva, e a coordenação do colégio aposta na criação de um espaço colaborativo, de troca de conhecimentos, no qual os alunos serão estimulados a assumirem o protagonismo, e os professores assumirão o papel de tutores.
Espaço Maker com aliado do aprendizado: Conheça alguns benefícios
As contribuições das atividades do Espaço Maker ultrapassam as barreiras físicas e trazem benefícios para o dia a dia na escola. Destacamos os principais deles.
Melhor envolvimento nos processos
A prática no Espaço Maker aumenta o senso de responsabilidade dos alunos, que passam a ver o aprendizado de outra maneira, entendendo que são protagonistas do processo e que precisam agir para terem resultado. Isso reflete também nas outras matérias, nos outros projetos.
Continua depois da publicidade
Contribui para a vontade de empreender e de inovar
Crianças e adolescentes tendem a gostar de vencer desafios, e no Espaço Maker, os alunos são desafiados em um ambiente monitorado, onde podem exercer a criatividade e realizar testes de forma segura e com a tutela de um professor. Há momentos de debates e momentos em que é necessário que alguém assuma a liderança e delegue funções, tornando a dinâmica das aulas mais interessante.
Desperta o pensamento crítico
Além da criatividade, as resoluções de problemas passam pelas diversas abordagens e possíveis soluções. Nesses exercícios, os jovens fortalecem o pensamento crítico, que servirá em diferentes situações na vida acadêmica e na vida adulta.
Desenvolve a autonomia
No Espaço Maker, os estudantes assumem a prática, o fazer, participando ativamente desde o planejamento até a finalização do projeto.
Aumenta a confiança entre professores e alunos
A dinâmica das atividades permite que aluno e professor se vejam como partes iguais de uma equipe. Como as aulas não são totalmente expositivas, os alunos têm mais espaço para expor ideias que possam somar ao projeto, melhorando a relação também na sala de aula.
Continua depois da publicidade
O Espaço Maker é somente um dos diferenciais do Colégio e Curso AZ Florianópolis.
Conheça outras inovações do AZ Floripa.
Leia também
Super App AZ: conheça o aplicativo que transforma a experiência de aprendizado
Saiba os 10 temas que mais caem no Enem desde 2009
Como o desenho a mão ajuda no desenvolvimento cognitivo infantil