nsc
nsc

AZ FLORIPA

Novidade em Floripa: Colégio oferece Espaço Maker com foco em inovação

Unindo teoria e prática em aulas eletivas, Colégio e Curso AZ mostra que empreendedorismo também se aprende na escola

04/10/2021 - 19h58

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Espaço Maker no AZ Floripa
Espaço Maker no AZ Floripa
(Foto: )

A vocação de SC para o desenvolvimento de startups é destaque no cenário mundial de tecnologia. Não à toa, a capital do estado recebeu a alcunha de “Vale do Silício brasileiro”, em referência à região na Califórnia que concentra empresas gigantes da tecnologia, como Apple, Google e Netflix. De acordo com uma última pesquisa realizada pela KPMG Brasil e pelo Sebrae/SC em 2019, Santa Catarina contava com 510 startups. Ainda não há pesquisas mais recentes, mas, após a pandemia, é muito provável que esse número tenha aumentado. Hoje, estima-se que Florianópolis concentra 45,5% das startups do estado.

Para os especialistas, a capacidade de expansão desse ecossistema é enorme e está só no começo. Por ser um setor bastante diverso e dinâmico, atrai, principalmente, jovens, muitos ainda nos semestres iniciais da faculdade. Sabendo disso, o Curso e Colégio AZ investiu na criação de um Espaço Maker especialmente pensado para explorar o potencial empreendedor e inovador dos alunos. A proposta principal é desenvolver capacidades de planejamento, pensamento crítico, organização e gestão de processos, trabalho em equipe e liderança. Qualidades que serão fundamentais tanto numa futura carreira profissional quanto para o melhor aproveitamento das horas de estudos.

Espaço Maker: um lugar de desenvolvimento de potenciais de olho no futuro

Cada vez mais, os projetos político-pedagógicos de colégios que pretendem oferecer uma formação integral devem oferecer diferentes oportunidades, e explorar formas diversas de conhecimento e de ensino e aprendizagem. E o Espaço Maker permite que os alunos desenvolvam potenciais individuais e coletivos e se tornem mais autônomos.

> Enem 2021: veja as dicas da nova cartilha da redação publicada pelo MEC

No Espaço Maker do Colégio e Curso AZ – referência em ensino no Rio de Janeiro e que recém-chegou a Florianópolis – uma das atividades oferecidas é criação e gestão de uma startup (no modelo das empresas juniores, que são desenvolvidas há mais de 20 anos em algumas escolas de Ensino Médio).

A ideia é incentivar os estudantes a aplicarem conhecimentos técnicos, unindo teoria e prática por meio de estudos de caso e de atividades que envolvem tecnologia, uso de recursos e criatividade, explorando a interdisciplinaridade.

Partindo do conceito “do it yourself” (faça você mesmo), no Espaço Maker, os estudantes do AZ poderão realizar experimentar, inovar e descobrir seus próprios talentos. A atividade será eletiva, e a coordenação do colégio aposta na criação de um espaço colaborativo, de troca de conhecimentos, no qual os alunos serão estimulados a assumirem o protagonismo, e os professores assumirão o papel de tutores.

Espaço Maker com aliado do aprendizado: Conheça alguns benefícios

As contribuições das atividades do Espaço Maker ultrapassam as barreiras físicas e trazem benefícios para o dia a dia na escola. Destacamos os principais deles.

Melhor envolvimento nos processos

A prática no Espaço Maker aumenta o senso de responsabilidade dos alunos, que passam a ver o aprendizado de outra maneira, entendendo que são protagonistas do processo e que precisam agir para terem resultado. Isso reflete também nas outras matérias, nos outros projetos.

Contribui para a vontade de empreender e de inovar

Crianças e adolescentes tendem a gostar de vencer desafios, e no Espaço Maker, os alunos são desafiados em um ambiente monitorado, onde podem exercer a criatividade e realizar testes de forma segura e com a tutela de um professor. Há momentos de debates e momentos em que é necessário que alguém assuma a liderança e delegue funções, tornando a dinâmica das aulas mais interessante.

Desperta o pensamento crítico

Além da criatividade, as resoluções de problemas passam pelas diversas abordagens e possíveis soluções. Nesses exercícios, os jovens fortalecem o pensamento crítico, que servirá em diferentes situações na vida acadêmica e na vida adulta.

Desenvolve a autonomia

No Espaço Maker, os estudantes assumem a prática, o fazer, participando ativamente desde o planejamento até a finalização do projeto.

Aumenta a confiança entre professores e alunos

A dinâmica das atividades permite que aluno e professor se vejam como partes iguais de uma equipe. Como as aulas não são totalmente expositivas, os alunos têm mais espaço para expor ideias que possam somar ao projeto, melhorando a relação também na sala de aula.

O Espaço Maker é somente um dos diferenciais do Colégio e Curso AZ Florianópolis.

Conheça outras inovações do AZ Floripa.

Leia também

Super App AZ: conheça o aplicativo que transforma a experiência de aprendizado

Saiba os 10 temas que mais caem no Enem desde 2009

Como o desenho a mão ajuda no desenvolvimento cognitivo infantil

Colunistas