O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta quinta-feira (19) alerta laranja, de “perigo”, para tempestades em todas as regiões de Santa Catarina, na sexta-feira (20). O aviso inclui também áreas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Continua depois da publicidade

previsão do Inmet indica chuva entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Veja as recomendações do Inmet

Previsão nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, a região Oeste está em alerta laranja para tempestades, enquanto as demais regiões estão em alerta amarelo, de “perigo potencial”, conforme o Inmet.

No caso do alerta amarelo, a previsão indica chuva de até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo, com baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Defesa Civil alerta para calor nesta quinta-feira

A Defesa Civil também emitiu alertas para o tempo nos próximos dias. Nesta quinta-feira (19), conforme o órgão estadual, o calor intenso continua a atuar em Santa Catarina. No Grande Oeste, as máximas continuam variando entre 34 e 36°C. No Planato Norte, os termômetros podem chegar aos 31°C no período da tarde. Nas demais regiões, as temperaturas ficam na casa dos 27 a 30°C.

Continua depois da publicidade

A presença do calor, em conjunto com umidade disponível na atmosfeira, forma condições para temporais isolados, principalmente entre as tardes e noites. Contudo, a chuva não é suficiente para alivar o calor intenso, ajudando a manter a sensação de abafamento no período noturno.

Chuva na sexta-feira começa em áreas de divisa com RS

Ainda conforme a Defesa Civil, na sexta-feira, os temporais iniciam pela manhã nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente em áreas do Meio-Oeste e Litoral Sul. No decorrer do dia, essas tempestades avançam para as demais áreas do Estado.

Entre o fim da tarde e início da noite, são esperadas chuvas mais concentradas nas regiões do Litoral e Planalto Norte. A Defesa Civil destacou, em nota, que estes temporais, apesar de isolados, podem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa e eventuais vendavais e granizo.

La Niña dá sinais de adeus em SC