O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, de “perigo”, para vendaval em Santa Catarina e mais seis estados, em meio ao ciclone extratropical que se desloca na região Sul do Brasil. O aviso é válido até 21h desta quarta-feira (10).

Continua depois da publicidade

previsão do tempo indica vento variando entre 60 km/h e 100 km/h. Há risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações, conforme o Inmet.

Veja as regiões afetadas

Santa Catarina (SC)

  • Oeste Catarinense
  • Vale do Itajaí
  • Grande Florianópolis
  • Norte Catarinense
  • Sul Catarinense
  • Serra

Paraná (PR)

  • Norte Pioneiro Paranaense
  • Metropolitana de Curitiba
  • Centro Ocidental Paranaense
  • Noroeste Paranaense
  • Norte Central Paranaense
  • Sudoeste Paranaense
  • Oeste Paranaense
  • Sudeste Paranaense
  • Centro Oriental Paranaense
  • Centro-Sul Paranaense

São Paulo (SP)

  • Presidente Prudente
  • São José do Rio Preto
  • Campinas
  • Bauru
  • Piracicaba
  • Ribeirão Preto
  • Araçatuba
  • Macro Metropolitana Paulista
  • Marília
  • Araraquara
  • Metropolitana de São Paulo
  • Assis
  • Litoral Sul Paulista
  • Vale do Paraíba Paulista
  • Itapetininga

Continua depois da publicidade

Mato Grosso do Sul (MS)

  • Sudoeste de Mato Grosso do Sul
  • Leste de Mato Grosso do Sul

Rio de Janeiro (RJ)

  • Sul Fluminense
  • Metropolitana do Rio de Janeiro

Rio Grande do Sul (RS)

  • Metropolitana de Porto Alegre
  • Nordeste Rio-grandense

Minas Gerais (MG)

  • Sul/Sudoeste de Minas
  • Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba
  • Zona da Mata

Como fica o tempo em SC nesta quarta-feira

Nesta quarta (10) e ao longo da quinta-feira (11), o ciclone extratropical se desloca gradativamente para o oceano e as instabilidades perdem intensidade em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, há risco alto para rajadas de vento no Oeste, que ganham força com o deslocamento do fenômeno.

Os picos das rajadas de vento ocorrem ao longo da tarde desta quarta-feira, com vento médio entre 20 e 30 km/h e rajadas entre 60 km/h e 80 km/h, com pontuais ainda mais fortes em alguns momentos, especialmente no Litoral. No Extremo Oeste e Oeste, os risco é menor, com rajadas variando entre 40 km/h e 60 km/h. Durante a noite de quarta-feira, os ventos perdem intensidade em todo o Estado.

A partir do final da manhã até o início da tarde da quinta-feira, as rajadas voltam a ganhar força entre Planalto Norte e Serra, Vale do Itajaí e Litoral, com valores entre 50 e 70 km/h, especialmente nas áreas mais altas.

O que recomenda a Defesa Civil

Continua depois da publicidade