O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta terça-feira (10) um alerta amarelo de “perigo potencial” para chuvas intensas em 27 cidades de Santa Catarina. O aviso é válido até o fim do dia e engloba a Serra e o Sul do Estado.
Continua depois da publicidade
A previsão indica chuva de até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, conforme o órgão.
O que devo fazer durante tempestades?
Veja as cidades em alerta amarelo
- Bocaina do Sul
- Bom Jardim da Serra
- Campo Belo do Sul
- Capão Alto
- Cocal do Sul
- Correia Pinto
- Criciúma
- Jacinto Machado
- Lages
- Lauro Müller
- Meleiro
- Morro Grande
- Nova Veneza
- Orleans
- Painel
- Pedras Grandes
- Praia Grande
- Rio Rufino
- São Joaquim
- São José do Cerrito
- Siderópolis
- Timbé do Sul
- Treviso
- Turvo
- Urubici
- Urupema
- Urussanga
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu um alerta, nesta terça-feira, para o desenvolvimento de temporais isolados em Santa Catarina. O fenômeno é favorecido pelo calor combinado com a umidade disponível na atmosfera.
Os temporais se iniciam a partir do começo da tarde, acompanhados por raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa. Ao longo da noite, as instabilidades perdem força, diminuindo o risco, de acordo com a Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Conforme o órgão estadual, o risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos, especialmente no Litoral Sul, Grande Florianópolis e partes da Serra.
Veja as regiões em alerta da Defesa Civil







