Um novo ciclone deve impulsionar a passagem de um frente fria em direção ao Brasil no final de semana. Segundo o Meteored, o sistema deve causar tempestades intensas em diversos estados, incluindo Santa Catarina, a partir de sexta-feira (16). Os acumulados de chuvas na região Sul podem chegar a 100 milímetros totais ou, em alguns municípios pontuais, até mesmo ultrapassar esse valor.

Continua depois da publicidade

O sistema, que passa ao Sul da América do Sul, deve provocar chuvas expressivas na região Sul a partir de sexta-feira. Durante a manhã, chuvas intensas e muito volumosas serão registradas no Rio Grande do Sul e, durante a tarde, se espalham também para Santa Catarina e Paraná.

No sábado (17), as tempestades continuam em toda a região Sul, embora os municípios gaúchos mais próximos do Uruguai já registrem tempo mais firme e chuvas mais fracas ao longo do dia.

Os estados que devem ser afetados pelo ciclone

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Minas Gerais
  • Mato Grosso
  • Goiás
  • Distrito Federal

Veja a previsão do ciclone por região do Brasil

Chuvas na região Sudeste

Além da região Sul, o Sudeste do Brasil também será atingido por fortes chuvas nos próximos dias. A previsão do Metored indica tempestades para os estados de São Paulo, parte de Minas Gerais (especialmente o Alto Paranaíba e o Sul do estado) e parte do Rio de Janeiro (incluindo o sul fluminense e a região metropolitana da capital).

Continua depois da publicidade

O sul e oeste de Minas Gerais podem registrar acumulados de até 150 mm de chuva. Em São Paulo (entre o litoral sul, a região metropolitana da capital e o Vale do Paraíba) e no extremo sul do Rio de Janeiro os acumulados podem chegar a 100 milímetros.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, as chuvas ganham força especialmente no sábado (17), sobre especialmente no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nestes locais, os acumulados não devem ultrapassar os 100 milímetros.

Sul

Na região Sul, chuvas intensas e volumosas devem atingir Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O acumulado de chuva esperado pode chegar a 100 milímetros totais ou, em alguns municípios pontuais, até mesmo ultrapassar esse valor.

Defesa Civil de SC alerta para temporais com raios e rajadas de ventos

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o avanço de uma frente fria pelo Estado deve provocar temporais em todas as regiões a partir de sexta-feira. Há previsão de raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas.

Continua depois da publicidade

No sábado (17), o tempo permanece instável em todas as regiões, com condições para chuva desde a manhã. A partir da tarde, as condições para novos temporais aumentam, especialmente na metade Leste de Santa Catarina, dos Planaltos ao Litoral. O risco é moderado a alto para ocorrências. 

O domingo (18) segue com tempo instável e condições para temporais isolados em todo o Estado, principalmente a partir da tarde.

Quais são as recomendações do Inmet