Palhoça viveu, na última segunda-feira (15), uma noite para ficar na história do planejamento urbano do município. A cidade inaugurou uma praça no bairro planejado Altos da Pedra, que conta com a escultura “Encontro da Curva com a Reta III”, de Oscar Niemeyer. Ainda, inaugurou a Avenida Oscar Niemeyer, um novo espaço de desenvolvimento regional.
Continua depois da publicidade
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades, representantes do setor produtivo e futuros moradores. Localizado em uma área estratégica, o Altos da Pedra consolida um eixo de crescimento que conecta os bairros Pedra Branca e Pagani.
O projeto foi concebido para integrar moradia, mobilidade, áreas verdes e espaços de convivência, alinhado a princípios contemporâneos do urbanismo e à valorização da paisagem local.
Confira o que foi entregue
- Praça pública integrada ao bairro Altos da Pedra
- Escultura Encontro da Curva com a Reta III, de Oscar Niemeyer
- Avenida Oscar Niemeyer, que liga a Pedra Branca e Pagani
Um bairro pensado para a vida urbana
Idealizado pela Firenze Multi-Urbanismo, o Altos da Pedra nasceu com a proposta de priorizar a escala humana e o uso qualificado do espaço público. O bairro foi planejado para estimular o encontro entre as pessoas, a circulação a pé, o contato com áreas abertas e a integração entre arquitetura e natureza.
Continua depois da publicidade
Durante a cerimônia, o empresário e fundador da Firenze Multi-Urbanismo, Gentil Cordioli, destacou a origem do projeto. Segundo ele, a iniciativa é criar um ponto de convivência na cidade, que tenha sinergia com o processo de desenvolvimento que Palhoça vive.
— O Altos da Pedra nasceu de uma ideia simples, mas ambiciosa: criar um bairro planejado onde natureza, arquitetura, desenvolvimento e qualidade de vida pudessem caminhar juntas. Um bairro pensado para o futuro, mas construído a partir do que sempre tivemos de mais essencial: a nossa paisagem, a nossa cultura, o nosso jeito brasileiro de viver — afirma.
Ainda de acordo com ele, o projeto foi guiado a partir do conceito de novo urbanismo, que consiste na possibilidade de construir lugares que aproximam, acolhem e convidam os futuros moradores para viverem ao ar livre.
Arte como elemento do espaço público
Um dos pontos centrais da nova praça é a escultura “Encontro da Curva com a Reta III”, de Oscar Niemeyer. Integrada ao espaço aberto e acessível à comunidade, a obra promove um diálogo entre arte, arquitetura e cotidiano. Para o idealizador do projeto, a presença de Niemeyer reforça a identidade do bairro.
Continua depois da publicidade
— A escultura traduz perfeitamente o espírito do nosso bairro: a força da estrutura e a leveza da vida, a ordem e a poesia convivendo no mesmo espaço. É uma obra única no estado que deixa um legado urbano de presente para a região — explica Gentil Cordioli.
O descerramento da placa oficial contou com representantes do escritório de Oscar Niemeyer e do arquiteto responsável pela implantação da obra. Agora, a escultura passa a compor de forma permanente o patrimônio urbano de Palhoça.
Outro momento simbólico do evento foi a inauguração da Avenida Oscar Niemeyer. A nova via estabelece uma ligação direta entre a Pedra Branca e o Pagani, ampliando a fluidez do trânsito e fortalecendo a integração urbana da região. O prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, destacou a importância da entrega para o futuro do município.
— Esse momento é um marco para Palhoça. O Altos da Pedra traz um novo eixo de crescimento, mais moderno, mais seguro, mais conectado com a mobilidade, com o meio ambiente e com a qualidade de vida. Por isso a inauguração desta praça representa desenvolvimento, representa futuro, representa uma cidade que cresce com responsabilidade e visão — declara.
Continua depois da publicidade





