O novo Frohsinn de Blumenau pode levar mais tempo para ser inaugurado. O alerta é da empresa responsável pelo empreendimento, a mesma que administra o Restaurante Indaiá, em Itapema, e preocupa as dezenas de casais que já fizeram reservas para festas de casamento para este ano.
Continua depois da publicidade
O grupo pediu um prazo para apresentar outro cronograma de obra e culpou a burocracia e a falta de respostas dos órgãos encarregados de liberar a execução do projeto.
> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí por WhatsApp
O comunicado do Grupo Indaiá foi divulgado nesta quarta-feira (20). O texto lembra que a concessão ocorreu em outubro de 2020 e desde então, por conta das etapas burocráticas e da pandemia, houve poucos avanços.
Por contrato, as obras deveriam estar concluídas até setembro deste ano. Tanto que o Indaiá passou a agendar cerimônias de casamento a partir deste período. Na metade do ano passado já eram mais de 50 eventos confirmados.
Continua depois da publicidade
Porém, conforme informado pela empresa, o pedido de prazo de 90 dias para a apresentação do novo cronograma de execução do projeto, reestruturação e reformas foi protocolado junto à prefeitura nesta semana. Entre os motivos estão a espera por liberação de licenças de instituições municipais.
São “mais de 33 etapas concluídas junto à Secretaria de Obras. Mesmo com a entrega das documentações em tempo hábil, até o presente momento não houve liberação por parte dos órgãos responsáveis. A expectativa era de que a aprovação saísse em até cinco meses”, lamentaram na nota.
Sem respostas, o grupo então decidiu reavaliar o cronograma e já faz uma análise prévia do calendário de obras e de todos os imprevistos que ainda poderão ocorrer entre a fase de projeto e de conclusão da reforma.
Casais terão outro espaço
Para manter o compromisso firmado com os casais que já haviam reservado as primeiras datas, o Indaiá reservou o aluguel do antigo Castelo Suíço, em Blumenau. A estrutura passa por uma reforma para receber adequações da nova operação e já está sendo oferecida como uma opção aos noivos.
Continua depois da publicidade
A empresa também reforçou que todos os casais que estão concordando com a troca de lugar permanecem com as datas reservadas no Frohsinn, caso as liberações oficiais saiam a tempo de o espaço ficar pronto.
O que diz a prefeitura
Também em nota, a prefeitura informou que fará a avaliação das justificativas apresentadas pela concessionária ao pedir o novo prazo.
“Salienta-se que a concessão previa a necessidade de obtenção das licenças necessárias para o início das obras, sendo que o empreendedor apresentou um modificativo de projeto, que precisa ser devidamente avaliado pelos órgãos competentes, para garantir a observância das legislações urbanísticas, ambientais e geológicas, e a segurança dos usuários do empreendimento.
Reforça-se ainda, que o Município compreende que o desafio de reconstruir tão importante equipamento turístico é enorme, mas os órgãos técnicos municipais estão empenhados em agilizar a análise do processo, na medida que os documentos e adequações necessárias são apresentadas pela concessionária”, conclui.
Continua depois da publicidade
O espaço
Os investimentos iniciais para manutenção do imóvel no Morro do Aipim e desenvolvimento de projetos já ultrapassam R$ 600 mil. Após a conclusão, serão quatro espaços à disposição: restaurante, ambiente interno para eventos, área externa para celebrações ao ar livre e mirante. O investimento total ficará em torno de R$ 7,5 milhões.
Leia também
> Agressores atacam adolescente em Itajaí e cortam cabelo da jovem; polícia investiga
> Adolescente sofre queimaduras ao ser atingido por óleo quente em Blumenau
> Mulher fica sob mira de revólver durante assalto em plena luz do dia em Timbó