O novo papa, o americano Robert Francis Prevost, que foi escolhido nesta quinta-feira (8), postou uma crítica ao governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, antes de se tornar pontífice. Em sua última publicação nas redes sociais, Leão XIV, além de criticar Trump, também travou um embate com o vice-presidente, JD Vance. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
No X (antigo Twitter), o papa Leão XIV repostou uma mensagem que critica a decisão de Trump de enviar deportados a prisões de El Salvador, em 14 de abril de 2025.
A postagem diz: “Trump e (o presidente salvadorenho, Nayib) Bukele, usam o (Salão) Oval para fazer a deportação ilícita de um residente americano pelo governo federal (…)”, em referência à polêmica deportação do salvadorenho Kilmar García, que foi deportado por engano durante a gestão Trump.
As Trump & Bukele use Oval to 🤣 Feds’ illicit deportation of a US resident (https://t.co/t80iDMbBKf), once an undoc-ed Salvadorean himself, now-DC Aux +Evelio asks, “Do you not see the suffering? Is your conscience not disturbed? How can you stay quiet?” https://t.co/jTradMfr0v
— Rocco Palmo (@roccopalmo) April 14, 2025Continua depois da publicidade
Em outro momento, no dia 3 de fevereiro deste anos, o papa Leão XIV contestou uma fala do vice-presidente dos EUA, JD Vance, de que “a extrema esquerda inverteu” valores do cristianismo. Em entrevista à rede de TV Fox News, Vance havia dito que “existe um conceito cristão de que você ama sua família, depois ama seu próximo, depois ama sua comunidade, depois ama seus concidadãos e, depois disso, prioriza o resto do mundo. Boa parte da extrema esquerda inverteu completamente isso”.
O cardeal Prevost postou então, em resposta: “JD Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar nosso amor pelos outros.”
JD Vance is wrong: Jesus doesn't ask us to rank our love for others https://t.co/hDKPKuMXmu via @NCRonline
— Robert Prevost (@drprevost) February 3, 2025
Donald Trump parabenizou Prevost após ele ter sido escolhido como novo papa. Ele escreveu que era uma honra perceber que Leão XIV é o primeiro papa americano e que isso era “animador e uma Grande Honra” para os Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
JD Vance, vice-presidente, escreveu: “Parabéns ao Leão XIV, o primeiro papa americano! Tenho certeza que milhões de católicos e outros cristãos irão orar pelo sucesso dele em liderar a igreja. Que Deus o abençoe!”
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Robert Prevost escolhe Leão XIV, nome usado pela última vez em 1878
Ordem dos Agostinianos: o que é e quais os princípios da ordem religiosa do papa Leão XIV
 
				