Entrou em funcionamento nesta quarta-feira (4) o novo sistema de alerta da Defesa Civil Nacional. A ferramenta está disponível para Santa Catarina e mais seis estado das regiões Sul e Sudeste. O serviço foi testado em 11 cidades brasileiras no mês de agosto. Em SC, participaram do projeto-piloto os municípios de Blumenau e Gaspar, ambos no Vale do Itajaí (assista vídeo abaixo).

Continua depois da publicidade

O Defesa Civil Alerta, nome dado ao sistema, utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio do usuário.

Veja o vídeo do alerta

A tecnologia foi criada em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras de telefonia.

— Neste primeiro momento, a utilização da nova tecnologia estará focada nas defesas civis dos estados. Elas foram previamente capacitadas e certificadas para o uso correto da ferramenta. Lembrando que para os desastres de menor intensidade, com menor comprometimento da segurança das pessoas, os demais mecanismos, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp e Google, permanecem vigentes — afirmou Tiago Schnorr, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Um mês após o início do projeto-piloto, a população das 11 cidades que participaram do teste aprovou o novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional. Em pesquisa realizada nos municípios, 87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.

Leia mais

Contrato milionário dá à UFSC missão de apontar obras necessárias contra cheias em toda SC

Governo de SC consegue autorização para consertar comporta da barragem de José Boiteux

Superpacote de obras contra enchentes em SC soma R$ 305,4 milhões um ano após cheias