O aparelho de ultrassom comprado pela Prefeitura com dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) para a Maternidade Darcy Vargas de Joinville deve começar a ser instalado nesta quinta-feira por um técnico especializado.

Continua depois da publicidade

A fabricante Philips do Brasil entregou o aparelho na terça-feira, com cerca de 15 dias de atraso em relação ao prazo final determinado no contrato de licitação (26 de abril). A expectativa é que a instalação – procedimento considerado relativamente rápido – ocorra ainda nesta semana e que as primeiras pacientes passem pelo novo ultrassom no máximo até a semana que vem.

Segundo a Philips que venceu a concorrência em março, o ultrassom já estava no estoque da fábrica em São Paulo. Mas a necessidade de reunir outras máquinas que acompanham o ultrassom, entre eles uma impressora, acabou determinando a demora, justificou a indústria.

– Sendo obrigatória a entrega do pacote completo, a aquisição dos itens locais provocou o atraso – afirmou a fábrica, por meio da assessoria de imprensa.

A demora havia sido questionada pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira. A maternidade atende a região de Joinville e tinha apenas um aparelho. Assim que for instalado, o novo ultrassom vai assumir a maioria dos exames realizados na instituição estadual – os de pronto-socorro e pacientes internadas.

Continua depois da publicidade