A Prefeitura de Florianópolis segue avançando na modernização dos serviços de limpeza pública. Desde agosto, um novo veículo adaptado vem sendo utilizado para a lavação de praças e escadarias, especialmente em áreas onde o caminhão hidrojato tradicional não alcança. O sistema, desenvolvido internamente pela Comcap a partir de um modelo usado pela Comlurb, no Rio de Janeiro, é mais compacto, leve e ágil, permitindo que a limpeza chegue a locais antes inacessíveis — sem causar danos ao pavimento.

Continua depois da publicidade

Atualmente, dois sistemas de lavação operam simultaneamente na Capital: o convencional, com caminhões hidrojato voltado para grandes vias, e o novo modelo adaptado, que atua de forma mais pontual em praças e escadarias. O novo processo de limpeza é mais direcionado que a lavação tradicional e melhora a condição de uso dos equipamentos urbanos e das áreas caminháveis.

Operação diária e resultados visíveis

A rotina de limpeza é constante. Todos os dias e noites, equipes da Comcap realizam varrição, roçada, capina, recolhimento de resíduos e lavação de pisos, bancos e corrimãos. O novo veículo adaptado é operado por duas equipes — uma pela manhã e outra à noite —, compostas por dois garis e um motorista. O furgão é muito mais leve e ágil que o caminhão hidrojato, então acessa praças e topos de escadarias sem danificar o pavimento.

O equipamento acopla um tanque com capacidade para mil litros d’água e uma bomba estacionária, com jato de alta pressão que remove limo, crostas e sujeiras incrustadas. Após a lavagem, é aplicada uma essência de eucalipto, o que reduz o mau cheiro e deixa o ambiente mais agradável.

Eficiência e aprovação das equipes

O novo sistema tem sido bem avaliado também pelos trabalhadores que operam o equipamento. “Facilita bastante porque a sujeira amolece, aí é só passar a vassoura que solta tudo”, comenta a gari Roberta dos Santos Bernardo. Já o coordenador de Limpeza Pública, Marcos Damázio, destaca a agilidade do processo: “É mais pontual, mas permite uma resposta rápida e prática. Em bancos de madeira, por exemplo, que estavam tomados de limo, o resultado é de revitalização imediata da praça.”

Continua depois da publicidade

As operações com o veículo menor ocorrem durante o dia em praças de menor movimento e à noite em escadarias do Centro. A Prefeitura planeja adquirir um segundo equipamento, com maior capacidade, para ampliar o alcance do serviço.

Limpeza permanente e responsabilidade compartilhada

A limpeza pública de Florianópolis é realizada diariamente em todos os bairros da Ilha e do Continente. Além da lavação, os caminhões hidrojato continuam atuando nas vias centrais, enquanto as equipes manuais garantem a manutenção constante dos espaços urbanos.

A Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade reforça que o cuidado com a cidade é uma tarefa conjunta entre poder público e população, já que o cidadão deve ter responsabilidade sob o destino dos resíduos, colocando o lixo o mais próximo possível do horário da coleta. Isso evita a exposição a vetores de doenças, protege a drenagem e melhora a paisagem urbana.

Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.
    

Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00.

Continua depois da publicidade