No último domingo (8), a etapa brasileira da UCI Gravel World Series contou com transmissão ao vivo no canal do NSC Esporte no YouTube. A cobertura exibiu a última hora da corrida realizada em Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, a partir do momento em que os primeiros atletas se aproximam da chegada.
Continua depois da publicidade
Essa prova abriu o calendário das Américas do circuito internacional de gravel da União Ciclística Internacional (UCI). Ainda, é a única realizada no Brasil que classifica atletas para o Campeonato Mundial da modalidade, previsto para outubro na Austrália.
Foram confirmados na disputa o brasileiro Henrique Avancini, bicampeão mundial de mountain bike marathon (XCM), e a britânica Madeleine “Maddy” Nutt, vencedora da edição de 2025. A canadense Sarah Diekmeyer também faz parte da lista de participantes da etapa catarinense.
O evento contou, ainda, com a presença do belga Erwin Vervecken, diretor global dos eventos UCI World Series de Gravel, Gran Fondo e Ciclocross. Essa é a primeira vez que o dirigente acompanhou uma etapa do circuito na América do Sul, e além de acompanhar a organização, ele também participou da corrida.
A largada oficial da disputa iniciou às 7h, no campus do Instituto Federal Catarinense, na Rua Joaquim Garcia, no centro de Camboriú.
Continua depois da publicidade
Percursos e estrutura da prova
Essa etapa da UCI Gravel World Series teve dois percursos para a competição: o primeiro deles, o trajeto Granfondo teve 113 km e 1.778 metros de altimetria acumulada, com cerca de 90% do percurso em estradas de gravel. Já o Mediofondo, o segundo, foi de 69 km e 1.117 metros de altimetria acumulada.
A Riders Sports, organizadora da etapa brasileira, informou que o percurso é praticamente o mesmo da edição anterior, com alteração apenas nos primeiros 5 km devido à mudança do local de largada.
Os participantes contaram com pontos de apoio para a hidratação no decorrer dos percursos. Além disso, a área de largada contou com apoio mecânico neutro da marca Shimano para ajustes de última hora. Durante a prova, motociclistas de apoio puderam auxiliar ciclistas em eventuais problemas mecânicos.
A disputa foi aberta a ciclistas federados e não federados, de ambos os sexos, a partir de 15 anos. Além disso, pode ser realizada com diferentes tipos de bicicletas, com exceção de modelos motorizados, tandem e bicicletas de contrarrelógio.
Continua depois da publicidade
Categoria aberta e maratona de mountain bike
Além das categorias oficiais que classificam para o Mundial, o evento contemplou a categoria Mediofondo Open, criada para ciclistas que desejavam participar de uma prova do calendário da UCI sem disputar uma vaga na competição mundial.
Essa categoria foi única, sem divisão por idade, e aberta a participantes de 15 até 50 anos no masculino e de 15 até 59 anos no feminino. A premiação teve pódio único, e os inscritos receberam o mesmo kit dos atletas das categorias oficiais.
O evento também promoveu uma prova de maratona de mountain bike para ciclistas de 15 a 79 anos, com duas opções de percurso: a categoria XCM com 69 km, no mesmo trajeto da prova Mediofondo, e a Social Ride, com 38 km.
— Tivemos muitos pedidos de mountain bikers que queriam participar do evento e abrimos a categoria XCM para esse público. Assim, todos puderam desfrutar da estrutura e curtir o evento internacional. A disputa começou logo após as largadas da UCI Gravel — explica o organizador Juliano Salvadori.
Continua depois da publicidade
Programação
A programação do evento começou na sexta-feira (6), às 14h, com a abertura da Expo e o início da entrega de kits aos participantes. No sábado (7), aconteceu uma pedalada com embaixadores da UCI Gravel na orla de Balneário Camboriú às 9h, além da continuidade da Expo e da entrega de kits. Ainda, estava prevista uma atividade de Ciclismo Kids, às 14h, e uma coletiva de imprensa, marcada para as 15h30.
No domingo (8), a arena abriu às 5h30, com início do alinhamento de largada às 6h. A largada oficial aconteceu às 7h, e a chegada dos primeiros ciclistas da prova de mountain bike de 38 km estava prevista para 8h30, enquanto os primeiros competidores do gravel cruzaram a linha de chegada por volta das 10h.

