publicidade

Entretenimento
Navegue por

Oktoberfest 2018

Número de crimes durante a Oktoberfest cai quase pela metade

Durante 12 dias de festa, 139 boletins de ocorrência foram registrados dentro da Vila Germânica contra 232 em 2017 

16/10/2018 - 21h32 - Atualizada em: 16/10/2018 - 21h47

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Número de crimes durante a festa cai quase pela metade
Aumento da vigilância reduz crimes em 40%
(Foto: )

O reforço de policiamento no Parque Vila Germânica e o uso de tecnologias ajudaram a aumentar a sensação de segurança durante a 35a Oktoberfest. Conforme relatório da Polícia Civil, de 4 a 15 de outubro de 2017, 232 Boletins de Ocorrência (BOs) foram registrados no Parque Vila Germânica. Neste ano, de 3 a 14 de outubro, o número foi de 139, uma redução de 40%. O levantamento revela ainda que 85 dos casos são referentes a furto e 30 a documentos perdidos.

No feriadão, quando foi registrado o maior público da festa, também houve queda nos índices de ocorrências. De 13 a 15 de outubro de 2017, foram 98 BOs registrados. Neste ano, de 12 e 14 de outubro, o número caiu para 77. A maioria deles relata furto de celular.

Na sexta-feira, feriado de Nossa Senhora Aparecida, ao menos 18 pessoas reportaram à Polícia Civil terem sido vítimas de ladrões. O delegado Cassiano Tiburscki, realocado em Blumenau para atuar na festa, acredita que o número tenha sido maior, mas as vítimas não registraram queixa.

– Acredito na possibilidade de ser uma quadrilha, porque os crimes ocorreram de forma sistemática naquele dia – diz.

Para o tenente da Polícia Militar (PM) Felipe Aragão Andrade de Araújo a queda nos índices reflete o emprego de mecanismos de segurança em três frentes.

O primeiro deles é o efetivo, que só no sábado pós-feriado era de 180 policiais de diversas regiões de Santa Catarina. O uso de tecnologias também contribuiu. Com o reconhecimento facial implantado nas catracas, três foragidos da Justiça foram identificados e apreendidos. A segurança privada fecha esse tripé pontuado pela PM.

O tenente da PM Ricardo Luciano Soremba veio do Oeste para reforçar a guarnição em Blumenau e comandou os policiais na noite de sábado. De acordo com ele, até mesmo os episódios de brigas caíram. O relatório da Polícia Civil mostra que até domingo apenas uma pessoa havia sido detida por lesão corporal.

– A redução se deve ao aparato tecnológico, que inibe a atuação dos criminosos. Do ponto de vista de criminalidade, é a edição mais ordeira – defende Soremba.

Drones são novos aliados

O uso de drones, novidade nesta edição, também apresenta resultados positivos. De acordo com Soremba, os 22 equipamentos permitem uma ação mais rápida em caso de tumultos e na identificação de pessoas em atitude estranha. No sábado, um furto foi flagrado por um drone e o suspeito detido na sequência do crime, conforme a PM.

As imagens vão monitoradas em um ônibus da polícia e também irão para um banco de dados, em que podem ser consultadas.

– Se um carro for roubado, por exemplo, é possível buscar as imagens e ver o roubo – diz o tenente da PM.

Força-tarefa garante segurança

Catracas sem problemas? Bilheterias sem fila? A quantidade de bombeiros e de socorristas é a ideal? Seguranças a postos? Essas são algumas das perguntas da reunião de segurança da organização da festa. O encontro é rápido. No sábado, com todos os ingressos vendidos antes das 17h e previsão de casa cheia, a conferência levou exatos 13 minutos. O objetivo é deixar todos cientes do cenário para cada noite de Oktoberfest e fazer os ajustes necessários antes de os pavilhões serem tomados pelo público.

A comissão de segurança foi criada em 2005 e desde 2013 é comandada pelo bombeiro voluntário Marcelo Schrubbe, que também está à frente da secretaria municipal de Conservação e Manutenção Urbana. Os encontros ocorrem nos 19 dias de festa.

– Fazemos todo o operacional. Identificamos erros e problemas da noite anterior para corrigi-los no dia seguinte. Planejamos com nivelamento de informações a todos que estão trabalhando naquele dia – diz Schrubbe.

​::: Acompanhe a cobertura completa da 35ª Oktoberfest​

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação