O número de moradores fora de casa em consequência das chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul é superior à população de cinco cidades mais populosas de Santa Catarina. São 615 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas, segundo o último relatório da Defesa Civil. São 538,2 mil gaúchos desalojados, em casas de amigos ou parentes, e outros 77,4 mil em abrigos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O número é maior que as populações de Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí e Chapecó. Os dados são do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como doar mantimentos e produtos ao RS

Guaíba volta a subir

A quantidade de gaúchos fora de casa quase atinge o número da população de Joinville, cidade mais populosa de Santa Catarina, que tem 616.323 habitantes.

Continua depois da publicidade

O governo do Rio Grande do Sul informa que os rios Caí e Taquari vão sofrer elevações rápidas e atingirão a cota de inundação, por conta do volume de chuva das últimas 48 horas. Essas águas devem chegar ao Jacuí e ao Guaíba, segundo informações da GZH.

Prefeitos e equipes das Defesas Civis vêm fazendo apelos para que residentes de áreas de risco não retornem às suas casas. Ginásios, escolas e igrejas estão sendo usados como abrigos.

O lago Guaíba voltou a subir na manhã desta terça-feira (14). Ele marcou 5,2 metros e voltou a avançar pelas ruas, depois das chuvas do último final de semana.

De acordo com uma projeção do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Guaíba pode alcançar por volta de 5,5 metros nesta terça-feira, valor superior ao recorde batido na última semana, que foi de 5,35 metros.

Continua depois da publicidade

Para conter o avanço das águas do lago, a Prefeitura de Porto Alegre construiu uma barricada de 1,80 metro, com dois andares de sacos de areia em frente à Usina do Gasômetro, região central da cidade, ainda segundo a GZH.

Antes dos temporais recentes no Rio Grande do Sul, o recorde do nível do Guaíba era de 4,76 metros, que aconteceu na enchente histórica de 1941.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Tragédia do RS já está entre maiores desastres naturais do Brasil; veja lista

Bebê de três dias é acolhida por família de SC após ter casa destruída pelas enchentes do RS

Médico voluntário do ES gravou vídeo antes de morrer em abrigo no RS

Destaques do NSC Total