O longa O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, perdeu para Valor Sentimental na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Bafta 2026. A vitória do filme norueguês muda o cenário da corrida para o Oscar, que acontece no dia 15 de março.

Continua depois da publicidade

Perder o British Academy Film Awards (Bafta) altera a corrida do Oscar ao diminuir o “momentum” (ímpeto) de um favorito, reabrindo categorias que pareciam definidas e evidenciando a diferença de gosto entre a Academia Britânica e a Academia de Hollywood, segundo a revista especializada Variety.

Embora seja um “termômetro” importante devido à sobreposição de votantes, a derrota no Bafta não é fatal e, às vezes, destaca narrativas de “azarão” que ganham força na reta final. Como, por exemplo, Ainda Estou Aqui, que também perdeu as categorias que concorria no Bafta, mas mesmo assim faturou a estatueta do Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.

No entanto, quando um favorito absoluto perde o Bafta, sua narrativa de “vencedor inevitável” é quebrada, segundo a Forbes. Isso aconteceu em 2025 com Demi Moore perdendo o prêmio de Melhor Atriz para Mikey Madison (Anora), o que enfraqueceu Moore e reabriu a disputa, pavimentando caminho para outras atrizes, como Fernanda Torres.

Continua depois da publicidade

Em resumo, perder o Bafta não tira um filme ou ator da corrida do Oscar, mas tira o status de “favorito absoluto” e aumenta o suspense para a noite da Academia. Em anos de alta divergência (como 2023 ou 2025), o Bafta pode ser apenas um “red herring” (pista falsa) em relação à preferência final de Hollywood.

Veja fotos de O Agente Secreto

Qual a história de O Agente Secreto?

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, O Agente Secreto se passa no final dos anos 1970, em meio ao regime militar. Moura interpreta Marcelo, um professor universitário e especialista em tecnologia, que volta ao Recife, sua cidade natal após anos afastado, fugindo de seu passado misterioso.

Contudo, a calmaria que buscava na capital pernambucana se transforma em um ambiente de constante vigilância e ameaça.

Continua depois da publicidade

Tentando obter informações sobre sua falecida mãe, trabalhando disfarçado em um cartório, Marcelo se refugia num “aparelho”, onde estão escondidos dissidentes políticos e outras figuras marginalizadas. No thriller, ele acaba envolvido numa rede de espionagem e conspirações.

Veja o trailer do filme

*Sob supervisão de Pablo Brito

Você vai querer ler sobre “Você tem que voltar”: o último pedido do pai de Juliana Paes que fez ela vencer pela Viradouro