Um vídeo que mostra um brechó vintage aberto até a madrugada das sextas e sábados no Centro de Florianópolis viralizou no TikTok na última semana. Com quase 37 mil visualizações até a última sexta-feira (28), a publicação despertava a curiosidade e até surpreendia alguns moradores da Ilha da Magia.

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“Passava nessa rua todo dia e nunca vi esse brechó”, comentou uma internauta, curiosa. “Eu tenho que ir nesse brechó”, escreveu outra. “Comprei meus melhores óculos lá, muito bom”, disse uma. “Socorro, moro em ‘Floripa’ e não sabia”, comentou outra.

O Acervo Nequesa Vintage, brechó que atrai a atenção dos internautas tem, na verdade, uma história curiosa. A trajetória passou — e ainda passa — por três gerações de mulheres: avó, mãe e filha.

O acervo comercializa roupas e acessórios vintage — objetos antigos, com valor histórico e nostálgico, que mantêm boa qualidade e são apreciados na atualidade. O objetivo maior é incentivar o consumo consciente.

Idealizado por três gerações de mulheres da família — Maria Aparecida Gregório, de 80 anos, Lelê Hoffmann, de 57 e Nina Hoffmann, de 35 —, que trabalham desde a pesquisa, aquisição, restauro, aluguel e venda de vintages desde 2005, o acervo detém mais de 3 mil peças originais de todas as épocas.

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A ideia começou em Foz do Iguaçu, Paraná, há mais de 20 anos. Em 2011, o brechó chegou a Florianópolis, onde foi pioneiro no vintage, de acordo com Nina, que comanda a loja na Capital.

— Antes mesmo de existir como loja, o brechó já existia como um acervo familiar. A minha avó começou a trabalhar com o brechó nos anos 70, e ela passou essa paixão de geração em geração. Então, a base dele começou dentro da nossa própria história — contou ao NSC Total.

A família é de Foz do Iguaçu, no Paraná. As vendas do Acervo Nequesa Vintage começaram em casa, com mãe e filha, e depois se expandiram para feirinhas e para a extinta rede social Orkut. Em 2011, as três vieram para Florianópolis, e passaram a expor os artigos às quartas-feiras, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em alguns outros eventos culturais.

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Brechó fica aberto durante as madrugadas do fim de semana

A primeira loja física em Florianópolis foi aberta no bairro Lagoa da Conceição, há 10 anos, mas teve que ser fechada por conta da construção da ponte da Lagoa, neste ano. Agora, o brechó está ocupando um casarão tombado de 94 anos, no Centro da Capital, na Rua Antônio (Nico) Luz, 201.

— Isso faz todo o sentido para o brechó, porque a gente tem uma curadoria focada no vintage. E chegando aqui, a gente percebeu que o público frequenta o Centro durante a noite por conta dos eventos e bares que aqui fervilham. Para recebê-los, a gente entendeu que deveria funcionar nos horários dos bares — compartilha Nina.

Durante os sábados e sextas-feiras, o brechó fica aberto das 16h às 2h. De segunda a quinta-feira, das 14h às 20h. Nina conta que eles estão até estudando adotar o horário da madrugada durante a temporada de verão, quando o Centro de Florianópolis costuma receber muitos turistas.

“Casa de vó” e acervo que atravessa gerações

Nina conta ao NSC Total que a ideia de receber bem as pessoas acabou virando parte da alma do Acervo Nequesa.

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— É um brechó que recebe as pessoas no clima acolhedor, meio casa de vó… Um ambiente que reúne moda, música, arte e comportamento. A verdade é que essa loja não é só um comércio, é um acervo que atravessa gerações e que carrega memórias de famílias inteiras, não só a nossa. Cada peça tem uma história, e muita gente vem aqui justamente por esse valor afetivo. A gente não vende só roupas, a gente preserva e devolve essas histórias também — comenta.

O acervo tem duas lojas. Uma em Florianópolis, tocada por Nina, e outra em Foz do Iguaçu, aberta há três anos, que é tocada pela mãe e pela avó.

— A primeira e a segunda geração estão lá, e a terceira aqui — brinca ela.

Assista ao TikTok que fez o brechó viralizar

*Sob supervisão de Jean Laurindo

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

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