Uma propaganda da marca Havaianas causou alvoroço entre políticos de direita, em especial bolsonaristas. Eles se sentiram provocados pelo anúncio feito pela empresa. Após a divulgação do vídeo comercial, o público que apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), iniciou uma campanha contra a marca de chinelos, com direito à convocação de boicote.
Continua depois da publicidade
No comercial, a atriz Fernanda Torres, protagonista do filme Ainda Estou Aqui, vencedor do Oscar, diz:
“Desculpa, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não, não é nada contra a sorte, mas vamos combinar: sorte não depende de você, depende de sorte. O que eu desejo é que você comece o Ano Novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés”.
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
Em 2014, o senador Romário Faria (PL-RJ), ligado a várias figuras de direita, incluindo bolsonaristas, também participou de um anúncio da marca com o mesmo teor.
No anúncio gravado pelo jogador, ele aparece calçando apenas o pé esquerdo do chinelo e afirma que mandou o pé direito para o craque de futebol argentino Diego Maradona.
Assista o comercial da Havainas do Romário que valoriza o “pé direito”
Diferente do comercial gravado pelo jogador, a peça publicitária com Torres foi vista como uma afronta ao campo de direita. Nas redes sociais, parlamentares, internautas, entre outros personagens da direita, se manifestaram sobre o comercial.
Continua depois da publicidade
O deputado de direita e vice-líder da Oposição na Câmara dos Deputados, Rodrigo Valadares (PL-SE), fez a seguinte declaração por meio de sua conta no X:
“Havaianas faz campanha política explícita contra a direita. Seguimos firmes na defesa de Deus, pátria, família e liberdade. Por aqui, vamos de Rider, Ipanema, Crocs e outras”. A manifestação foi acompanhada de outros colegas.
O também bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) fez um trocadilho com o slogan da marca: “Havaianas, agora nem todo mundo vai usar”.
Continua depois da publicidade
Você vai querer ler sobre: “Faço o que ele não quer fazer”: como é a rotina de uma babá de milionário
*Sob supervisão de Pablo Brito

