O comercial de fim de ano da Havaianas com a atriz Fernanda Torres irritou a direita, que disparou críticas ao vídeo e ameaçou até um boicote à marca nas redes sociais. O vídeo foi publicado nas redes sociais na sexta-feira (19) e despertou a fúria de políticos e apoiadores da direita por conta de algumas expressões no texto narrado pela artista. O motivo é o fato de ela afirmar não desejar que as pessoas “comecem o ano com o pé direito”, e emendar com expressões semelhantes que sinalizam coragem para o novo ano.

Continua depois da publicidade

— O que eu desejo é que você comece o Ano-Novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser. Vai com tudo, de corpo e alma, da cabeça aos pés — afirma a atriz no vídeo.

Mas essa não foi a primeira vez que Fernanda Torres foi garota-propaganda da Havaianas. Ao longo do ano, em que a atriz concorreu ao Oscar de melhor atriz e estrelou o filme Ainda Estou Aqui, vencedor do inédito Oscar de Melhor Filme Estrangeiro para o Brasil, Fernanda Torres já havia estrelado outras propagandas da marca de chinelos.

Veja fotos do comercial polêmico da Havaianas

Um deles, divulgado em outubro, também tem alguns símbolos que poderiam ter inflamado políticos de direita, mas que passaram despercebidos na ocasião. No comercial, Fernanda aparece em uma praia como se estivesse finalizando uma gravação e passa a comparar o cenário com o luxuoso palco do Oscar, em que ela participou em fevereiro deste ano.

Continua depois da publicidade

Durante o vídeo (veja na íntegra abaixo), ela fala do “drink elaborado” enquanto segura um coco verde e da “entradinha gourmet”, apontando para um carrinho de milho verde.

— Vem comigo aqui no tapete vermelho… Olha meu tapete vermelho — continua a atriz.

Ao final do vídeo, Fernanda Torres aparece segurando um par de havaianas azul com branco e pede uma segunda opção. Então, recebe em mãos um par de havaianas verde e amarelo.

— Me dá uma opção, porque em casa eu vou escolher o melhor look — finaliza a atriz no comercial.

Assista ao comercial de Havaianas de outubro

Polêmica sobre “pé direito”

O vídeo que de fato inflamou a direita foi o que foi ao ar na semana passada, em que Fernanda Torres cita não desejar que as pessoas comecem o ano com o pé direito. Políticos de direita tentaram promover a imagem fazendo vídeos destruindo chinelos da marca e prometendo um boicote à empresa, promovendo empresas concorrentes em postagens. Até mesmo o empresário Luciano Hang, das lojas Havan, entrou na polêmica e publicou uma foto criticando a marca, dizendo que neste verão “só iria usar Ipanema”.

Continua depois da publicidade