Nada alegra mais os corações de pais e mães do que ver o sonho dos filhos se tornarem realidade. O casal Denny e Liana está vivenciando essa felicidade com o filho Kailan, de 16 anos, e o CUJU tem grande contribuição para esse momento feliz. O jovem atleta foi o vencedor de um teste organizado pelo aplicativo na Fair Play, em Florianópolis, em outubro, e passou a integrar as categorias de base do Barra FC, clube profissional de futebol.
Continua depois da publicidade
Por meio da IA, CUJU encontra talento em avaliação realizada em Florianópolis
Kailan tem uma vida ligada ao esporte, muito por incentivo dos pais. Desde os primeiros anos da infância, o agora atacante do time sub-17 do Barra praticou modalidades como o surfe e a natação. Mas encontrou no futebol o sonho da vida. Além de contar com o apoio dos pais, busca manter o legado do avô, que chegou a atuar profissionalmente no antigo Comerciário, que hoje é o Criciúma EC.
Os pais sempre acompanharam a trajetória do filho, que começou a jogar em escolinhas de Garopaba aos nove anos. Kailan acompanhou os pais em diversas mudanças, principalmente para fora do Brasil, morando em países como Itália e Espanha, onde também esteve envolvido com o futebol.
Entre idas e vindas em clubes de Santa Catarina e outros estados, Kailan foi adquirindo vivência no futebol e, sempre muito dedicado, buscava evoluir. Quando descobriu o CUJU, resolveu realizar os exercícios propostos no aplicativo justamente para aprimorar habilidades. O que talvez nem ele e nem os pais esperavam era que agentes de futebol e observadores do Barra FC iriam lhe notar.
Continua depois da publicidade
Conheça Kailan, jovem que assinou contrato profissional de futebol com auxílio do CUJU
“Desde pequeno ele sempre falou que quer ser jogador de futebol. E ele vem se dedicando muito e a gente sempre incentivou e acreditamos que o sonho é possível. E agora o CUJU está tornando realidade o que muitas vezes é impossível para alguns. Que Deus abençoe, que o Kailan se dedique e que o aplicativo traga mais meninos para realizar sonhos parecidos”, afirma Denny, pai de Kailan.
“Estamos confiantes de que esse aplicativo vai ajudar muitos jovens a realizar sonhos como o do Kailan. Muitas vezes eles estão em lugares em que não tem condições de serem vistos por clubes, e o CUJU proporciona isso. Foi assim com a gente, fomos assistir a competição no Fair Play e estamos bem felizes com tudo”, completou a mãe Liana.
Esporte é vida
Os pais de Kailan entendem bem a importância da prática esportiva. Mais do que desenvolver habilidades e gerar saúde, o esporte proporciona valores e contribui para a formação completa do ser humano, do amadurecimento e ajuda a desenvolver outras áreas da vida. Esse é um dos principais motivos que fizeram o casal incentivar cada vez mais o filho no mundo do desporto – independente da modalidade e da carreira que ele optasse por seguir.
Continua depois da publicidade
“O esporte é saúde em primeiro lugar, e agora na adolescência isso é muito importante. O esporte ensina a dedicação, a disciplina, e isso é muito positivo”, destaca Liana.
A busca por uma carreira no futebol impõe inúmeras dificuldades aos jovens, que muitas vezes precisam abrir mão da convivência com os familiares, morar longe de casa e, por vezes, lidar com a frustração de não ser aprovado ou ser dispensado de algum clube. A busca por evolução e pelo melhor desempenho também são questões que precisam ser ultrapassadas. Essas adversidades formam o caráter e fazem com que os atletas aprendam, desde cedo, a superar desafios.
“Nós levamos ele até a porta do clube, depois é por conta dele. Então eu admiro o meu filho desde pequeno. Acompanhando o Kailan, a gente compreende as dificuldades que essa vida do futebol impõe. Entendemos o quanto é complicado realizar esse sonho, e em meio a todas essas adversidades, o CUJU está dando uma luz e ajudando a superá-las”, frisa Denny.
“Mesmo sendo complicado, não é impossível. Depende da dedicação deles e, claro, se os pais incentivarem e puderem acompanhar, fica um pouco mais fácil, é muito importante”, complementa Liana.
Continua depois da publicidade
A importância do esporte vai além do desenvolvimento dentro das quatro linhas ou do benefício que ele gera para a saúde física. A prática e vivência esportiva formam cidadãos e contribuem para a formação de um ser humano íntegro. E esses valores já são notados no jovem Kailan, como destaca o pai, Denny.
“Independente da carreira que ele construir no futebol e do nível que ele chegar, o mais importante é a pessoa que ele está se tornando. Onde ele vai as pessoas gostam dele, é um menino simpático, educado, que tem valores. E o futebol está ajudando muito nessa formação”, finaliza o pai.
Tornando o invisível, visível
O aplicativo CUJU foi desenvolvido em solo europeu com o objetivo de democratizar o acesso de jovens talentos ao mundo do futebol, possibilitando que sejam vistos por olheiros, observadores e agentes de diversas regiões do mundo.
Continua depois da publicidade
O app conta com uma série de exercícios e desafios, envolvendo habilidades fundamentais do futebol como domínio, passe e finalização. Os atletas cadastrados são avaliados conforme a execução das atividades, e podem ser selecionados para testes a partir do desempenho.
O app está rodando Santa Catarina com A Jornada, competição que busca revelar dois novos craques para o futebol – um masculino e uma atleta para o feminino – além de distribuir mais de R$1 milhão em prêmios.
Podem participar da competição jovens entre 13 e 19 anos. Para participar, basta instalar o aplicativo no smartphone, realizar o cadastro, se inscrever em A Jornada e realizar todos os desafios do CUJU. A execução é avaliada por um sistema de inteligência artificial, que define uma pontuação e um ranking. Os melhores colocados serão chamados para testes e avaliações presenciais em uma das arenas do app.
Baixe agora mesmo o CUJU, se inscreva em A Jornada e dê o primeiro passo rumo ao futebol profissional.
Continua depois da publicidade