Com 49 vagas disponíveis para o vestibular de verão 2025, o curso de Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus Trindade, em Florianópolis, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebeu apenas três inscritos. As provas estão previstas para acontecer nos dias 7 e 8 de dezembro e receberá mais de 24 mil candidatos para as 6,7 mil vagas oferecidas em 200 cursos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo a UFSC, o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos recebeu nota máxima (Nota 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O profissional da área é responsável por atuar na pesquisa e no desenvolvimento de novos produtos, além de fazer a gestão e melhoria na qualidade dos alimentos. Para o vestivular 2025, a concorrência para o curso ficou em 0,06 candidatos para uma vaga.
Como é o curso da UFSC Joinville que registrou só um inscrito no vestibular 2025
A lista com a relação de candidatos inscritos por vaga foi divulgada no dia 22 de novembro pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). No campus de Florianópolis, o curso de Medicina chegou a receber 4.691 inscrições para apenas 70 vagas, consideradas as vagas mais disputadas da instituição.
Continua depois da publicidade
No campus de Joinville, a concorrência foi ainda menor quando comparada com o curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos, em Florianópolis. Isso porque o curso de Engenharia Ferroviária e Metroviária, da cidade do Norte catarinense, oferece 28 vagas, mas recebeu apenas um inscrito: o estudante João Francisco Rubbo Nobre, de 17 anos.
— Eu fiquei surpreso quando descobri. Não imaginava que não teria nenhum inscrito para Engenharia Ferroviária e Metroviária. Eu escolhi o curso porque tenho interesse no transporte ferroviário — afirma o estudante.
Ranking aponta UFSC como uma das 30 melhores da América Latina
Leia mais
Governo de SC divulga resultado do superconcurso da educação; saiba como conferir
Quem é a doutoranda da UFSC premiada pela segunda vez em conferência internacional