Lá se vão mais de 60 anos da vez em que Pelé jogou em Blumenau e parou a cidade. O Rei do Futebol, que morreu nesta quinta-feira (29), veio com o Santos à cidade para um amistoso diante do Olímpico, na Alameda Rio Branco, em 30 de agosto de 1961. Foi a primeira — e única — vez em que o maior de todos os tempos colocou as chuteiras em gramados na cidade. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Registros do historiador Adalberto Day indicam que Pelé fez cinco gols naquela partida, que terminou com vitória do Santos sobre o Olímpico por 8 a 0 — os outros três foram anotados por Cabralzinho, que fez dois, e Pepe, um. “A simples figura do pequeno gigante de ébano, bastaria para encher o Estádio da Baixada. Mas não. Nosso torcedor terá muito mais, terá o Santos integrado por todos os seus grandes nomes, mundialmente famosos”, destacou um jornal blumenauense à época.

Uma das raras fotos daquele dia histórico para Blumenau mostra Pelé disputando uma bola com Nilson Greuel, jogador do Olímpico. A imagem revela o Rei jovem, à época com 20 anos, utilizando o tradicional uniforme santista, todo branco. Quando pisou em Blumenau pela primeira vez, o maior jogador de todos os tempos já era campeão do mundo em 1958 e depois ainda iria vencer a Copa de 1962 e 1970 — feito jamais alcançado por qualquer outro atleta no planeta.

O mundo se despediu de Pelé nesta quinta-feira (29). Ele estava internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de um câncer no cólon. 

Continua depois da publicidade

Quando veio a Blumenau, Pelé foi à Artex (atual Coteminas) no Garcia e deu autógrafos (Foto: Arquivo Histórico de Blumenau)

Assista o vídeo sobre Pelé

Destaques do NSC Total