O grande Rei do futebol, Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. A trajetória do craque tem muitos títulos nacionais e internacionais, homenagem da Rainha Elizabeth II e o maior número de gols já feitos na história do futebol mundial.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Há 65 anos acontecia a primeira convocação do jovem de 16 anos para a Seleção Brasileira. Edson Arantes do Nascimento nasceu em 23 de outubro de 1940, na cidade de Três Corações, no interior de Minas Gerais. E foi com uma promessa ao pai que a relação com o futebol começou.
Família de Pelé define data e local do velório; veja detalhes
A promessa ao pai, Dondinho
Segundo o pesquisador do Grupo Literatura e Memória do Futebol, Rodrigo Saturnino, o jogador vem de “uma família das classes populares, que trabalhava duro para educar os filhos”. O pai, apelidado de Dondinho, foi jogador de futebol pelo Atlético-MG por muitos anos até ter uma lesão no joelho e precisar se afastar do campo.
Continua depois da publicidade
Dondinho foi figura fundamental para Pelé almejar chegar na seleção brasileira. No final da Copa do Mundo de 1950, o pequeno Edson viu o pai chorar com a derrota do time do Brasil. Naquele momento, prometeu a ele que conquistaria o primeiro mundial do Brasil. E assim o fez, oito anos depois na Suécia.
Entenda a doença que Pelé enfrentou e o tratamento oferecido ao ídolo
Os primeiros passos no futebol e o time do coração
Pelé deu os primeiros passos no esporte na cidade paulista de Bauru, onde morou durante a sua infância. Quando completou 15 anos, fez um teste para o Santos e foi contratado.
Assim que chegou, em 1956, o jogador fez muitos gols pelo time. Por conta disso, no ano seguinte, foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira para jogar na Copa Roca – competição antiga entre as equipes do Brasil e Argentina.
A partir dessa estreia gloriosa, muitas propostas para mudar de clube foram feitas, mas o rei as negou para ficar no Santos, onde permaneceu por 18 anos, entre 1956 e 1974. Nesse período, ele levou o time a conquistar 10 títulos estaduais, seis campeonatos nacionais, duas Copas Libertadores (1962 e 1963) e dois Mundiais de Clube (1962 e 1963).
Continua depois da publicidade
Foi no Santos também que Pelé viveu momento marcante da carreira, o milésimo gol. Em uma partida contra o Vasco, no Maracanã, em 1969, o jogador marcou durante uma cobrança de pênalti.
A despedida do time que consagrou o rei aconteceu em 2 de outubro de 1974, no estádio da Vila Belmiro. Durante partida contra o Ponte Preta, Pelé ajoelhou-se no gramado, com os braços abertos e a bola à sua frente, pedindo perdão à torcida, já que estava sendo transferido para o New York Cosmos, nos Estados Unidos.
Pelé fez primeira partida fora de SP pelo Santos contra o América de Joinville
O tri das Copas do Mundo
Pelé foi o único atleta da história a levantar três taças de Copa do Mundo e chegou a ser reconhecido pelo Guinness Book. A primeira foi conquistada na estreia do atleta no mundial, em 1958, aos 17 anos. Com seis gols marcados, o Rei fez jus ao apelido e foi fundamental na conquista do Mundial disputado na Suécia.
Na Copa seguinte, em 1962, no Chile, a equipe levou mais uma vez a competição com Pelé como titular.
Já a Copa do Mundo do México, em 1970, ficou marcada na história e foi a mais importante da carreira do jogador. A Federação Internacional de Futebol (Fifa), inclusive, produziu o filme O Mundo a Seus Pés sobre esse momento que a seleção brasileira viveu. Naquele ano, pela primeira vez, a Copa do Mundo foi transmitida ao vivo pela televisão. Com isso, Pelé começou a ser reconhecido internacionalmente pelo grande talento.
Continua depois da publicidade
No ano seguinte, em 1971, o craque se despediu da seleção, mas seguiu sendo o símbolo do futebol brasileiro.
Bolsonaro decreta luto de três dias por Pelé
O maior goleador e os principais títulos
Nenhum jogador, até o momento, atingiu o número de gols que Pelé fez. Foram 1281 gols marcados em 21 anos de carreira, o que o tornou o maior artilheiro da história, reconhecido pelo Guinness Book. Além disso, vários títulos foram entregues ao Rei do Futebol durante sua vida. Confira abaixo os principais.
- Mundial Interclubes (1962-1963);
- Taça Libertadores da América (1962-1963);
- 10 Campeonatos Paulistas;
- 6 Campeonatos Brasileiros;
- 5 Torneios Rio-São Paulo;
- Guinness World Records: Jogador com mais gols (futebol): 1281 gols em 1363 partidas;
- Guinness World Records: Jogador com mais Copas do Mundo vencidas;
- Guinness World Records: Mais jovem vencedor de uma Copa do Mundo: 17 anos e 249 dias;
- Jogador mais jovem a marcar um gol em Copa do Mundo: 17 anos e 239 dias em 1958;
- Melhor jogador jovem da Copa do Mundo FIFA: 1958;
- Bola de Prata da Copa do Mundo FIFA: 1958;
- Bola de Ouro da Copa do Mundo FIFA (Melhor Jogador): 1970;
- Melhor Jogador da Copa América: 1959.
Times de futebol catarinenses prestam homenagem a Pelé
O encontro com a Rainha Elizabeth II
Majestades em diferentes sentidos, o eterno Rei do futebol recebeu título britânico da Rainha Elizabeth II em 1997. Anos antes, em 1968, eles se conheceram pessoalmente, quando a rainha acompanhou uma partida no Maracanã.
Continua depois da publicidade
O título recebido por Pelé foi de Excelentíssima Ordem do Império Britânico (em inglês: Most Excellent Order of the British Empire), que é uma gratificação dada a pessoas que contribuem para artes e ciências, trabalho com organizações de caridade e de assistência social, além do serviço público fora do Serviço Civil.
Quando a rainha Elizabeth II morreu, Pelé chegou a fazer um post em homenagem à ela.
I have been a great admirer of Queen Elizabeth II since the first time I saw her in person, in 1968, when she came to Brazil to witness our love for football and experienced the magic of a packed Maracanã.
— Pelé (@Pele) September 8, 2022
Her deeds have marked generations. This legacy will last forever. pic.twitter.com/13xyilesGT
VÍDEO: Pelé fez primeiro tudo de genial que o seu ídolo no futebol já fez
A despedida do campo
A última partida de futebol de Pelé aconteceu em 1º de outubro de 1977 e foi muito simbólica. Era um jogo entre Santos e o New York Cosmos, os dois times que marcaram a carreira do craque, no Giants Stadium, nos Estados Unidos. No primeiro tempo, ele vestiu a camisa do Cosmos, já no segundo, trocou pela do Santos.
Continua depois da publicidade
Naquele dia, artistas, políticos e personalidades mundiais assistiam ao momento histórico. No último ano, o Santos relembrou os 44 anos daquele jogo.
A ÚLTIMA PARTIDA DO REI! 👑
— Santos FC (@SantosFC) October 1, 2021
Há 44 anos, o maior da história se despedia dos gramados na inesquecível partida entre Santos e @NYCosmos, no Giants Stadium. @Pele jogou um tempo por cada clube e marcou um gol pela equipe americana. O gol mais feliz que o Santos já sofreu. pic.twitter.com/W00vYvgSKd
Relembre momentos marcantes da carreira de Pelé em fotos
Assista o vídeo sobre o Pelé
Leia também
Pelé deixa mensagem para futuras gerações: “Amor para sempre”
Pelé foi recusado por time de SC aos 16 anos; relembre histórias do ídolo no Estado