Pelé, o rei do futebol, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. A trajetória do craque é exemplo internacional e um marco no esporte mundial. Além disso, fez o Brasil ser conhecido no mundo inteiro e respeitado por seu talento no futebol. Encontros com a Rainha Elizabeth, despedida marcante e comemoração do gol mil estão entre os momentos de ouro do jogador brasileiro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Pelé foi o único atleta da história a levantar três taças de Copa do Mundo e chegou a ser reconhecido pelo Guinness Book. A primeira delas, na estreia do atleta no mundial, em 1958, aos 17 anos.
O número de gols que Pelé fez é o maior do mundo, com 1281 gols marcados em 21 anos de carreira, o que o tornou o maior artilheiro da história, reconhecido pelo Guinness Book.
Da promessa para o pai à realeza: Pelé marcou a história do futebol
Continua depois da publicidade
Logo no início da carreira, em 1968, o rei conheceu a rainha. Majestades em diferentes sentidos, a rainha acompanhou uma partida de Pelé no Maracanã. Anos depois, ele recebeu título britânico de Excelentíssima Ordem do Império Britânico, em 1997.
Outro momento icônico foi o amistoso entre Santos e Nigéria, em 1969, quando o adversário enfrentava uma Guerra Civil contra o Congo. O país decretou trégua no conflito para assistir Pelé jogar pela camisa 10 do time brasileiro.
A última partida de futebol de Pelé aconteceu em 1º de outubro de 1977 e foi muito simbólica. Era um jogo entre Santos e o New York Cosmos, os dois times que marcaram a carreira do craque, no Giants Stadium, nos Estados Unidos. No primeiro tempo, ele vestiu a camisa do Cosmos, já no segundo, trocou pela do Santos.
Relembre momentos marcantes da carreira de Pelé em fotos
Assista o vídeo sobre Pelé
Continua depois da publicidade