O adeus a Pelé, morto nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, despertou luto no futebol, mas também a retomada de memórias sobre o maior nome do esporte. Entre as boas histórias, Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, coleciona também episódios marcantes em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O jornalista Roberto Alves, colunista do NSC Total, narrou em coluna de 23 de outubro de 2020, na ocasião em que Pelé completava 80 anos, cinco desses momentos do craque no Estado.

Em 1957, um ano antes de ser campeão mundial pela primeira vez e ainda desconhecido, aos 16 anos, Pelé participou pelo Santos de um amistoso em Joinville, contra o América-SC. Na oportunidade, a equipe alvinegra teria se interessado pelo meia Badeco, craque da equipe local, e até oferecido Pelé em troca em um eventual negócio. Para a eterna sorte da camisa 10 santista, o time catarinense recusou.

Já em 1961, o Santos de Pelé esteve em Blumenau e goleou o Olímpico por 8 a 0, com show do Rei do Futebol, agora já conhecido mundialmente por ter sido a revelação da Copa de 1958, na Suécia. Só o camisa 10 alvinegro fez cinco gols, enquanto Cabralzinho anotou outros três.

Continua depois da publicidade

Da promessa para o pai à realeza: Pelé marcou a história do futebol

Pelé voltou ao Estado em 1967, desta vez em amistoso do Santos contra uma seleção do Alto Vale do Itajaí, organizado pelo então prefeito de Taió, Moacir Bertoli. Na ocasião, o craque santista não foi a campo, no entanto, já que estava contundido, mas chegou a se concentrar no Grande Hotel Rio do Sul.

O Rei do Futebol voltou a pisar nos gramados catarinenses só em 15 de agosto de 1972, quando o Santos bateu o Avaí por 2 a 1 no Adolfo Konder, em Florianópolis. Alcindo fez dois, e Lica descontou.

O colunista Roberto Alves lembra que Pelé também visitou a capital de Santa Catarina para a inauguração de uma agência do Banco Campina Grande, do qual foi garoto-propaganda na década de 70. A passagem desta vez foi mais breve: o craque cortou a fita do prédio na rua Felipe Schimidt, no centro de Florianópolis, e voltou para o aeroporto.

Assista o vídeo sobre Pelé

Leia mais

Veja imagens históricas que marcaram a carreira de Pelé

De Coutinho a Zico: relembre os 10 maiores parceiros do Rei Pelé em campo

Destaques do NSC Total