A Oktoberfest Blumenau 2025 já acabou, mas diferentes análises sobre a 40ª edição continuam sendo feitas — seja para saber os resultados da festa ou para planejar a versão de 2026. Entre tantos estudos, um deles deve apresentar uma maneira de amenizar um impacto importante da Oktober: o ambiental. Isso porque, como em qualquer grande evento, a Oktoberfest gera quantidades exorbitantes de lixo e contribui para a emissão de dióxido de carbono (CO2), principal gás do efeito estufa.
Continua depois da publicidade
A festa possui um plano de sustentabilidade desde 2022. Isso significa que ações são implementadas anualmente e que a empresa contratada desenvolve o chamado inventário de emissões. O documento serve para definir o que precisa ser feito para mitigar o impacto ambiental da folia. No primeiro ano do projeto, por exemplo, iniciou-se o plantio de árvores para compensar cerca de um terço das quase 2 mil toneladas de CO2 que o evento enviou para a atmosfera em 2019.
Agora, o inventário se refere à edição deste ano e do ano passado. Provavelmente em 2026 os moradores saberão qual medida será adotada para compensar esse saldo com o meio ambiente, explica Adriene Carlotto, gestora responsável pelo processo de sustentabilidade da Oktoberfest. Os números da 40ª Oktoberfest ainda não foram divulgados, mas para se ter uma ideia, no ano passado, quando o público teve cerca de 110 mil pessoas a menos, foram recolhidos 1.340 litros de óleo de cozinha dos pontos de alimentação da Vila Germânica, 145 toneladas de lixo e a água ultrafiltrada disponibilizada gratuitamente resultou no equivalente a 98 mil garrafas plásticas não compradas.
Veja fotos
Essas são as principais ações de sustentabilidade existentes na festa. Com a bandeira de “lixo zero”, todos os resíduos são recolhidos e transformados em combustível renovável pela indústria cimenteira. Já o óleo das cozinhas vira matéria-prima para a fabricação de produtos de limpeza em uma empresa Brusque. Além disso, há ações isoladas que aumentam o leque da responsabilidade ambiental da Oktoberfest.
A 40ª edição manteve a parceria com a Tereos e toda a eletricidade usada neste ano será compensada por créditos de energia renovável. A empresa, que é referência nacional do assunto, também fornece energia renovável gerada a partir da biomassa da cana-de-açúcar para o Parque Vila Germânica. O acordo, com duração de quatro anos, teve início em março e contempla 225 MWh por ano, quantidade que é consumida facilmente em período de Oktoberfest.
Continua depois da publicidade




