publicidade

Economia
Navegue por

Daniel Leipnitz

O fortalecimento da indústria 4.0 em Santa Catarina

Estado é o quarto maior do país em quantidade de empresas e o quinto em número de trabalhadores empregados no setor

22/05/2019 - 06h00 - Atualizada em: 22/05/2019 - 12h53

Compartilhe

Por Tech SC
(Foto: )
NSC Total
(Foto: )

A indústria catarinense já possui grande destaque no cenário nacional, contando, principalmente em Joinville, com grandes fábricas que vendem internamente e exportam para o mundo todo. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o estado é o quarto maior do país em quantidade de empresas e o quinto em número de trabalhadores empregados no setor.

Com um rol diversificado de polos industriais, Santa Catarina reúne produtores de cerâmica, carvão, vestuário e descartáveis plásticos, no sul; alimentos e móveis, no oeste; têxtil, vestuário, naval e cristais, no Vale do Itajaí; metalúrgica, máquinas e equipamentos, material elétrico, autopeças, plástico, confecções e mobiliário, no norte; madeira, na região serrana; e tecnologia, na Capital.

No próximo sábado, dia 25 de maio, é celebrado o Dia da Indústria, que foi escolhido em homenagem ao patrono da indústria nacional, Roberto Simonsen, vamos falar sobre uma importante integração entre tecnologia e indústria, que está em crescente representatividade na economia do estado: a indústria 4.0.

Indústria 4.0, também conhecida como manufatura avançada, representa o uso de tecnologia de interconectividade para aprimorar processos de produção industrial. Isso reflete a era da conectividade, em que a nuvem está presente em todos os ambientes e, além das pessoas, as coisas estão conectadas entre si, pela internet.

​Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​​​​ ​

Uma das tecnologias desenvolvidas por empresas catarinenses e que vem sendo cada vez mais utilizada nas indústrias do Estado é conhecida como IIoT (Industrial Internet of Things, ou Internet Industrial das Coisas). IIoT consiste no uso da interconectividade dentro do ambiente dos negócios, e está em grande crescimento no Brasil. De acordo com pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), estima-se que a adoção de automações e inteligência artificial nas indústrias brasileiras deve atingir 21,8% das empresas até 2027, enquanto atualmente está em 1,6%.

Cluster 4.0

Buscando acelerar o desenvolvimento e a adoção de tecnologias para indústria 4.0 em no Brasil, uma parceria entre a Vertical Manufatura da ACATE, ABIMAQ/SP (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos/São Paulo) e ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial) criou o Cluster 4.0, iniciativa pioneira no país.

Nós percebemos que o entendimento e a adoção da indústria 4.0 no Brasil, apesar de estar em desenvolvimento contínuo, ainda está muito desacelerado em relação a outros países do mundo. Segundo estudo da CNI, a indústria 4.0 levará cerca de 20 anos para atingir sua plenitude no Brasil.

Por isso, essas entidades, que já levantavam a bandeira da indústria 4.0, se uniram para identificar as principais dores do setor e estudar estratégias embasadas em IIoT e solucioná-las para, futuramente, disponibilizar um manual com insights e boas práticas sobre o tema. Dessa forma, poderemos escalar e potencializar as ações já promovidas, visando ampliar o conhecimento estadual e nacional sobre o tema e, assim, estimular cada vez mais a adoção em indústrias dessas tecnologias.

Hoje, as ações do Cluster são direcionadas pelos membros fundadores, mas há lideranças de diversas entidades espalhadas pelo Brasil que apoiam os trabalhos do Cluster, como ACIJ (Associação Empresarial de Joinville), Perini Business Park, federações das indústrias e órgãos governamentais, como o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Diante de tantas mudanças exigidas pela Indústria 4.0, nós do Cluster criamos e convidamos a todos para o evento Imersão 4.0, que será realizado na próxima terça-feira, dia 28, no Ágora Tech Park, em Joinville. O encontro de pesquisadores, profissionais e especialistas da área tem como objetivo fomentar a criação de mindset e a abertura de caminhos sobre a implementação dos conceitos de indústria 4.0, por meio de discussões das dores apresentadas pelos participantes e analisadas pelos especialistas presentes. Consideramos que este evento é um importante marco para o desenvolvimento das ideias do Cluster e, por consequência, para a indústria 4.0 no Brasil.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação