Grande parte de Santa Catarina está sob alerta laranja para tempestades até às 10h de terça-feira (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De segunda-feira (16) a terça, as chuvas podem chegar aos 100 milímetros, os ventos até 100 km/h e há, também, risco para queda de granizo.
Continua depois da publicidade
O órgão destaca que, durante o período, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O alerta vale para o Oeste, Sul e Norte catarinense, além do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, e também a região serrana. (veja o mapa abaixo)
O que fazer em caso de tempestade?
O aviso do Inmet inclui, também, os outros dois estados do Sul do Brasil. Confira as regiões:
Continua depois da publicidade
Rio Grande do Sul (RS)
- Sudoeste Rio-grandense
- Noroeste Rio-grandense
- Centro Ocidental Rio-grandense
- Metropolitana de Porto Alegre
- Nordeste Rio-grandense
- Centro Oriental Rio-grandense
- Sudeste Rio-grandense
Paraná (PR)
- Sudoeste Paranaense
- Oeste Paranaense
- Centro-Sul Paranaense
- Sudeste Paranaense
Calor aumenta risco para ocorrências em SC, diz Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina já havia emitido, no domingo (15), um aviso meteorológico para temporais com chuva intensa até a terça-feira. Isso porque, a partir de segunda-feira, o calor volta a se intensificar no Estado. Com o maior aquecimento, a instabilidade também aumenta e, com isso, o risco para ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas, além de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores, volta a ficar alto nas áreas em laranja do mapa, tanto na segunda (16) quanto na terça-feira (17).
Diante da ocorrência de temporais frequentes, o risco para deslizamentos permanece elevado, especialmente nas áreas destacadas em laranja, que além de concentrarem maior potencial para chuva intensa, já foram afetadas por volumes elevados de precipitação nos dias anteriores, segundo a Defesa.








