Brasileiros estão atravessando a fronteira com o Paraguai em busca de medicamentos para emagrecer como a tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro, que no país vizinho é vendida por um preço muito abaixo do que é praticado no Brasil.

Continua depois da publicidade

Uma caneta de 15mg no Brasil é vendida em média por R$ 3.500, enquanto que no país vizinho ela sai por cerca de R$ 600. Além do preço baixo, no Paraguai, estes medicamentos não exigem receita para a compra, apesar da recomendação do órgão regulador do país.

A alta procura acabou gerando uma espécie de comércio ilegal e clandestino. Isso é perigoso pois aumenta a incidência de automedicação e os riscos que isso podem trazer para a saúde. Pessoas já chegaram a ser presas fazendo carregamento do medicamento para o Brasil.

Além disso, o medicamento produzido no Paraguai não possui autorização para ser comercializado no Brasil, pois não segue os protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Continua depois da publicidade

Outro ponto importante é o armazenamento. Sabe-se que a tirzepatida precisa ficar armazenada em lugar frio para que mantenha seus efeitos até ser aplicada. Quando exposta ao calor, pode provocar alergia, vômitos ou desidratação suprema.

A Anvisa reforça que a venda de medicamentos sem registro no Brasil é proibida.

O que é o Mounjaro e como ele funciona?

O que é o Mounjaro, apontado por estudo como 47% mais eficaz para perder peso que o Ozempic