A cidade é pequena, tem pouco mais de 6 mil habitantes. A base da economia local é a agricultura familiar. Um dia, porém, já se acreditou que as profundezas daquelas terras poderiam esconder “ouro negro”. Não à toa, na década de 1960, houve ali uma verdadeira corrida em busca de petróleo, tanto que deu origem ao nome do município: Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Os documentos históricos revelam que o burburinho de que havia petróleo jorrando em alguns pontos no então Distrito de Perimbó, que à época pertencia a Ituporanga, chamou a atenção das autoridades. Em 1992, quando houve a emancipação e nasceu efetivamente Petrolândia, já em referência à possibilidade de ter ali “ouro negro”, a Petrobras decidiu fazer as escavações.
Os registros mostram que o primeiro poço a ser escavado começou no dia 10 de dezembro de 1962 e só foi concluído em 25 de maio do ano seguinte. Os outros dois foram perfurados na sequência e, em dezembro de 1963, o trabalho chegou ao fim. Foi praticamente um ano inteiro de equipes da Petrobras na cidade com cerca de 60 funcionários (veja fotos abaixo).
Expectativa tão alta quanto a decepção
Apesar da alta expectativa, os resultados não foram os esperados. Em dois locais os pesquisadores não encontraram nada. E no que tinha o petróleo, não era de boa qualidade. Mas os resquícios ainda permanecem, mesmo passadas seis décadas. Em uma das propriedades, ainda é possível ver de pé o chamado suspiro — uma peça que controla a vazão — e o lacre que identifica a atuação da empresa.
Continua depois da publicidade
Os moradores de Petrolândia afirmam que, por algum tempo, funcionários da Petrobrás iam ao local para uma verificação. Hoje, porém, isso não acontece mais. A plantação de fumo, vocação da pequena cidade do Alto Vale, cresce ao redor da peça que um dia foi sinônimo de esperança por “ouro negro”. Outra peça semelhante foi recolhida pela prefeitura e deve compor um acervo sobre o momento histórico da cidade.
Onde os poços foram cavados
- O poço pioneiro, denominado de B N – 1, na localidade Alto Barra Nova a 8 Km do centro, com profundidade de 1.820m foi confirmado a presença de Petróleo.
- A segunda perfuração na localidade Rio Galego B N – 2, sem sucesso.
- O terceiro na Serra Grande com 2.100m.








