O feriado de Nossa Senhora Aparecida irá afetar o funcionamento de alguns serviços em Blumenau nesta quinta (12) e sexta-feira (13). A prefeitura estará fechada em ambos os dias, assim como escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. Outros departamentos, no entanto, devem atender em regime de plantão.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Já os supermercados e shoppings da cidade optaram por manter o horário normal no dia 12 de outubro, enquanto no comércio de rua os lojistas podem decidir se abrem as portas ou não. Confira abaixo as principais mudanças.

Coleta de lixo

Não há alterações durante o feriado de 12 de outubro e a coleta de resíduos será feita normalmente, conforme a tabela de funcionamento do serviço.

Transporte Coletivo

O Transporte Coletivo irá funcionar conforme os domingos e feriados, com um acréscimo de 137 viagens, segundo a prefeitura de Blumenau. Os horários estão disponíveis no site da Blumob ou, ainda, nos próprios terminais de ônibus.

Continua depois da publicidade

Educação

Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) estarão fechados na quinta (12) e sexta-feira (13). As aulas retornam na segunda-feira (16), com atendimento normal.

Saúde

Na quinta-feira (12), estarão abertos apenas os Ambulatórios Gerais (AGs) do Garcia e Velha, das 7h às 18h. A vacinação também permanece disponível nestes dois locais durante o feriado, entre 8h e 17h.

Já na sexta (13), todas as unidades de saúde ficam fechadas. A decisão parte do Decreto 14.129, que estabelece ponto facultativo em comemoração antecipada aos dias do Professor e do Servidor Público, celebrados em 15 e 28 de outubro, respectivamente.

Área Azul

Tanto a fiscalização quanto o atendimento da Área Azul permanecem suspensos no dia 12 de outubro, segundo a prefeitura. Já na sexta (13), o serviço retorna normalmente.

Continua depois da publicidade

Defesa Civil

A Defesa Civil de Blumenau permanece em plantão 24h durante o feriado e pode ser acionada pelo telefone 199.

Horário dos bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências não estarão abertas para atendimento presencial ao público no feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro.

Como alternativa, os clientes podem usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para efetuar transferências e pagamento de contas.

Na sexta-feira (13), as agências funcionam normalmente, conforme o horário de expediente.

Comércio de rua

De acordo com o Sindilojas, os estabelecimentos estão autorizados a abrir nesta quinta (12). A decisão fica, portanto, a cargo dos lojistas, que também definem o horário de funcionamento do local.

Continua depois da publicidade

Shoppings

Em 12 de outubro, o Neumarkt, Norte Shopping e Shopping Park Europeu seguem com o mesmo horário dos demais dias da semana. Assim, as lojas, quiosques e praças de alimentação abrem às 10h e fecham somente às 22h.

Supermercados

Os supermercados também funcionam normalmente no feriado de Nossa Senhora Aparecida. Confira os horários de atendimento de alguns estabelecimentos da cidade:

  • Cooper: 8h às 22h;
  • Giassi: 8h às 22h;
  • Angeloni: 8h às 22h;
  • Bistek – Shopping Park Europeu: 8h às 22h30min;
  • Bistek – Bairro Garcia:
  • Atacadão – Norte Shopping: 7h às 22h.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também:

Comportas são abertas em barragem de Taió após apelo de prefeito: “Estamos no limite”

“Reset” da Oktoberfest Blumenau terá nova sangria de barril

Destaques do NSC Total