O açúcar está presente em muitas refeições do cotidiano – tanto que muitas pessoas ingerem grandes quantidades desse ingrediente sem nem saber que ele está presente na composição dos mais diversos alimentos. Por conta disso, pode ser um desafio cortar 100% dele em algumas dietas. Mas a pergunta que realmente deveria ser feita é: vale a pena retirar por completo o açúcar do dia a dia?

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Afinal, como o corpo reage a vários dias – digamos, duas semanas – sem esse carboidrato? Para conferir a explicação dessa pergunta sob o ponto de vista de uma nutricionista, continue a leitura.

Continua depois da publicidade

Por que consumimos muito açúcar?

Primeiramente, é importante entender os motivos de consumirmos tanto açúcar no cotidiano. De acordo com dados levantados pela nutricionista Thaisa Leal, o brasileiro consome em média entre 51kg e 55kg de açúcar por ano, mais que o dobro da média mundial. Na opinião dela, existem dois fatores que levam ao consumo exagerado de açúcar.

O primeiro é que existe uma grande quantidade dele em produtos industrializados. Então, é muito fácil o consumir em excesso, principalmente ao colocar alimentos com essa característica na alimentação diária.

Somado a isso, Leal aponta que o açúcar tem propriedades que causam uma espécie de vício mais socialmente aceito que álcool e drogas. “Todo mundo acharia estranho se você pegasse um copo de cerveja e tomasse no café da manhã, mas ninguém acha estranho colocar um achocolatado ou um pedaço de bolo”, afirma a nutricionista.

Continua depois da publicidade

O que acontece no corpo quando ficamos 14 dias sem açúcar?

Mas afinal, como o corpo reage ao longo de duas semanas sem açúcar? Confira a explicação dada por Thaisa Leal:

  • A dependência por açúcar vai diminuindo: de início vai ser bastante desafiador pois, como Leal aponta, o açúcar cria um ciclo de dopamina, o hormônio do prazer, e assim que ele é cortado o corpo deseja muito açúcar. Porém, depois de um tempo essa necessidade diminui e você sente menos falta do ingrediente;
  • Você vai se sentir mais disposto: isso acontece pois o açúcar aumenta muito o nível de açúcar no sangue mas logo cai, causando um cansaço muito forte. De acordo com a nutricionista, sem açúcar esses níveis se regulam;
  • Pele mais saudável: tirando o açúcar, você tende a ter uma pele mais saudável. Leal afirma que o açúcar tem propriedades inflamatórias, por isso pode piorar muito os quadros de acne. Além disso, deixa o colágeno mais rígido, o que aumenta as rugas. 
  • Perda de peso: certamente, quem corta o açúcar perde pelo menos um pouco de peso ao longo de 14 dias. Leal ressalta que isso ocorre pois o açúcar é muito calórico e não sacia, fazendo com que a gente coma mais;
  • Melhora a ansiedade: na maioria das vezes, procura-se açúcar para aliviar a ansiedade, contudo ele só piora. Segundo a nutricionista, isso ocorre porque o açúcar aumenta a dopamina, mas logo que cai gera frustração, no chamado ciclo de recompensa imediato;
  • Aumenta a imunidade: por fim, Thaisa Leal reforça que além de tudo o corte total no açúcar melhora o sistema imunológico. Assim, você pode ter menos sintomas de resfriado, congestão nasal e outros.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Os alimentos para acabar com o inchaço em apenas uma semana

Destaques do NSC Total