O inchaço é um problema bastante comum nos dias atuais. A rotina corrida, os maus hábitos alimentares e a falta de sono regular são fatores que ajudam a aumentar essas queixas. E é apartir desse problema que também podem ocorrer no corpo outros problemas como a retenção de líquidos. Mas você sabia que existem alimentos com propriedades de diminuir e até eliminar o inchaço em poucos dias?

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

Para apresentá-los, a nutricionista Thaisa Leal fez uma lista com opções simples para colocar na sua dieta diária. Então, leia com atenção e decida quais botar na lista de compras.

Continua depois da publicidade

11 alimentos para melhorar o inchaço

1 – Pepino

O pepino é o vegetal ideal para diminuir ou eliminar o inchaço. Segundo Leal, além de ter mais de 80% de água e hidratar, esse alimento conta com potássio, que ajuda a regular o sódio, um dos responsáveis pela retenção de líquidos no corpo. 

2 – Melancia 

Além de ser deliciosa e quase não ter calorias, a melancia também ajuda a diminuir o inchaço. Conforme a nutricionista, o fato de ter muita água ajuda a hidratar e a regular o sódio do nosso corpo. Ao contrário do que se pode imaginar esse excesso de água da fruta não fica retido.

Continua depois da publicidade

3 – Abacaxi

Além de ter uma grande quantidade de água, o abacaxi também contém bromelina, uma enzima que ajuda a digestão e, consequentemente, no inchaço derivado da retenção de líquidos.

4 – Aipo

Apesar de não ser muito comum, o aipo é considerado um alimento bastante diurético. Por isso, Leal o sugere pois ele aumenta a produção de urina e diminui o inchaço do corpo. E, para quem não tem noção de como o utilizar na cozinha, o aipo pode ser consumido refogado, na salada ou até em sucos.

5 – Chá verde 

O primeiro líquido da lista tem propriedades fundamentais para diminuir o inchaço por conta de suas propriedades anti inflamatórias e antioxidantes. Além disso, como todo líquido, ele ajuda a hidratar e a produzir urina. Mas cuidado: a nutricionista aponta que a bebida tem cafeína. Então evite tomar a partir do fim de tarde caso queira evitar uma noite mal dormida.

Continua depois da publicidade

6 – Gengibre 

Mesmo que algumas pessoas não gostem de gengibre pelo seu sabor ardente, ele pode ajudar a desinchar, tendo em vista que ele conta com uma enzima chamada Gingerol. Conforme Leal, esse é um potente anti-inflamatório. E, para o utilizar, você pode fazer chás, colocar em sucos e até temperar saladas.

7 – Alho

Um dos temperos mais comum na mesa e na despensa dos brasileiros, o alho também auxilia nesse processo. Você pode não saber, mas o alimento conta com substâncias antioxidantes e anti inflamatória. Contudo, a nutricionista ressalta que o consumir após aquece-lo em altas temperaturas pode retirar parte de suas propriedades.

8 – Salsinha 

Assim como o aipo, a salsinha é bastante diurética. Por isso a nutricionista indica as folhinhas para tudo: saladas, temperos e até sucos. 

Continua depois da publicidade

9 – Limão 

Além de ter vitamina C, que é bastante anti-inflamatória, o limão é uma fruta com propriedades diuréticas. Tanto que Leal sugere utilizar a fruta toda, e não só o suco, em preparos culinários. Algumas possibilidades são ralar ele salada ou fazer um chá com a casca.

10 – Chá de cavalinha 

A princípio, pode parecer que não seja tão efetivo por ser menos conhecido, mas o chá de cavalinha é muito bom contra o inchaço. De acordo com Thaisa Leal, a planta contém sílica, um dos mais potentes diuréticos e que produz muita urina. E, por não ter um sabor muito característico, a nutricionista sugere que misturas sejam feitas com ele. 

Leia mais

Os 3 chás que realmente eliminam gordura, segundo médico de Harvard

Por que o arroz pode ser tão ruim quanto o açúcar, segundo Harvard

Destaques do NSC Total