Muitas doenças comuns têm a dor de cabeça como um de seus sintomas. Desde gripes e resfriados até enxaquecas mais sérias podem ser causadores disso. Então, muitas pessoas tomam alguns medicamentos para aliviar o incômodo e conseguir seguir a rotina com certa normalidade.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Contudo, muitas pessoas sofrem com dores de cabeça quase que diárias e tomam o remédio com muita frequência. Será que faz mal?

Compostos mais comuns para dor de cabeça

Antes de mais nada, precisamos entender quais os remédios mais utilizados para o alívio da dor de cabeça. Segundo o site Healthdirect, o usual é receitar analgésicos simples como Paracetamol, Aspirina e Ibuprofeno. Além disso, outros anti-inflamatórios não esteroidais também podem ser indicados.

Geralmente, remédios mais fortes para a dor como morfina e codeína não são utilizados para tratar quadros de dor de cabeça. Então, só serão receitados em casos extremos e precisam de prescrição médica

Continua depois da publicidade

Quais são as reações do corpo quando tomamos o remédio de dor de cabeça todos os dias?

Efeito rebote

Primeiramente, um dos efeitos de tomar remédios para dor de cabeça todos os dias é o chamado “efeito rebote”. De acordo com o Dr. Marcus Zulian Teixeira, em um artigo publicado na Revista da Associação Médica Brasileira, esse efeito se caracteriza pela produção de efeitos opostos quando não se administra mais o remédio, ou o paciente não responde mais à droga positivamente.

Portanto, é comum que chegue um momento onde o remédio não faça mais efeito. E mesmo assim, o sintoma vai continuar mesmo depois disso. Algo que pode vir a ser ainda mais prejudicial.

Intoxicação

No mesmo sentido, as intoxicações podem trazer sérios problemas para quem se automedica. Praticamente qualquer remédio tem efeitos colaterais e tomar sem supervisão médica pode piorar esses quadros.

De acordo com um estudo da Universidade do Algarve em Portugal, tanto Ibuprofeno quanto Paracetamol são causadores comuns desse quadro. Dentre os sintomas comuns estão a confusão mental, além de problemas no sistema digestivo como náusea e diarreia.

Continua depois da publicidade

Efeitos no estômago e no fígado

Justamente por serem os órgãos responsáveis pela digestão, são diretamente atingidos pelo excesso de remédio. De acordo com o site americano WebMD, opções como Aspirina e Ibuprofeno podem causar dor de estômago. Já o site Medine plus, oficial do governo dos EUA, aponta que o Acetaminofeno, presente no Paracetamol, pode causar lesões no fígado.

O que fazer em caso de dor de cabeça diária?

Antes de mais nada, a recomendação principal para quem tem dor de cabeça todos os dias é procurar um médico assim que possível. Desse modo, ele pode dar o melhor caminho para melhorar o quadro.

Além disso, hábitos simples como ter uma alimentação saudavel e ter uma rotina boa de sono podem fazer com que isso diminua. Por isso, fique atento a recorrência desses desconfortos e procure auxílio médico para as orientações corretas.

Leia também

Como o seu corpo reage quando você não toma água

Veja remédios eficazes no tratamento da cistite

Destaques do NSC Total