Beber socialmente faz parte da nossa rotina, seja em datas importantes ou em encontros com amigos. Contudo, o álcool traz efeitos conhecidos para o nosso corpo. Para além da embriaguez, as bebidas podem ser nocivas para a saúde das pessoas.
Continua depois da publicidade
Por isso, é importante saber como o álcool age no corpo e as diferenças a depender da quantidade consumida. Acompanha essa reportagem com tudo sobre os efeitos das bebidas no organismo.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
O que acontece quando ingerimos álcool?
Continua depois da publicidade
Saiba mais sobre os efeitos do álcool no organismo
O álcool traz efeitos ao longo do tempo em que ingerimos, quanto mais tempo leva o consumo novos vão aparecendo. De acordo com a Associação Paulista de Desenvolvimento Médico (SPDM), logo quando se começa a beber, o álcool é absorvido pelo estômago e distribuído pelo corpo através da corrente sanguínea.
Em seguida, com 10 minutos de álcool no corpo, o organismo interpreta o etanol como veneno e tenta se livrar o mais rápido possível Se a quantidade de álcool consumida foi pequena, o efeito dura menos tempo e o estrago é menor.
Segundo o psiquiatra Cláudio Jerônimo, o álcool causa efeitos no sistema límbico e no Sistema Nervoso Central, agindo de forma que diminui o senso crítico de quem bebe.
Continua depois da publicidade
A partir dos 45 minutos, o efeito diurético do álcool chega ao ápice. Isto pois a bebida tem pouco líquido com relação a outras, mas o organismo vê a substância como líquido demais e começa a liberar. Por isso, beber dá tanta vontade de ir ao banheiro depois de um certo tempo.
Esse quadro pode gerar desidratação, o recomendado é beber água ao longo do consumo de álcool. No mínimo um copo por hora.
Por que algumas pessoas têm mais resistência ao álcool
Sabemos que beber demais pode ter problemas tamto no curto quanto no longo prazo. Mas é perceptóvel que algumas pessoas têm uma resistência maior ou menor para a ingestão de álcool, você sabe o motivo disso?
Continua depois da publicidade
A saber, a razão para ficar bebado mais rápido depende de vários fatores. De acordo com a BBC, mulheres têm uma tolerância menor por serem mais baixas na média e com um nível maior de gordura corporal. Em um corpo com bastante tecido adiposo, o álcool não se dilui tanto.
Já as pessoas mais velhas sentem mais o efeito do álcool por ter menos água no corpo em comparação com os mais jovens. Portanto, o álcool fica mais concentrado no sangue, gerando mais efeito. Mas isso não significa que os jovens possam exagerar na bebida, já que o composto pode ser ainda mais prejudicial para o cérebro.
Leia também
O que a melatonina faz no seu corpo quando você consome
O que acontece com o corpo quando tomamos refrigerante