*Por Sophia June
A parede atrás da cama de Sierra Palantino está coberta de fotografias: um arranjo de rosas cor de coral e de pérola; um buquê de balões Mylar vermelho e rosa; um close de um letreiro de néon com a frase "todos os sentimentos". Em milhares de quartos espalhados pelo mundo, as mesmas imagens são organizadas em uma colagem elegante.
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Os kits de colagem, como são chamadas essas impressões organizadas por cores, tornaram-se mais populares com a ascensão do Instagram e o declínio das revistas impressas, cujas páginas podiam ser usadas também como papel de decoração do quarto. No Etsy, há quase 1.300 listagens para "kit de colagem". Um kit popular é o de Tezza Barton, uma influenciadora do Instagram, conhecida pelos seus fãs simplesmente como Tezza.
"Sempre fiz colagens, mas é legal ter algo que você pode comprar. Ele parecia esteticamente agradável", disse Palantino, de 22 anos, coordenadora de amostras da Free People, sobre seu kit Tezza.
Barton começou a vender kits de colagem em seu site em 2017. Cada kit de 150 páginas custa US$ 89 e os temas são vastos: o Kit Litorâneo traz fotos das praias da Costa Amalfitana, na Itália, do sul da Califórnia e do Havaí; já o Kit Cidade é uma ode à arquitetura e ao ritmo de Nova York. Em janeiro, ela apresentou o Kit Sonhos, um pacote mais em conta de 75 imagens por US$ 49.
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Por esse preço, você também pode comprar até duas dúzias de revistas impressas e criar sua própria coleção de imagens para colagem.
"Parece uma imaginação pré-embalada. É quase como deixar alguém fazer o trabalho para você, em vez de sair, inspirar-se na vida real e tirar suas próprias fotos ou reservar um tempo para folhear uma revista", afirmou Erin Hover, ex-diretora criativa da "Teen Vogue".
Segundo ela, campanhas de moda podem levar meses e custar uma fortuna em cachês (fotógrafo, maquiador, estilista, designer) para serem produzidas. Em comparação, Barton e seu marido, Cole Herrmann, levam um mês para fotografar e criar um kit. Em seguida, ela imprime as imagens em páginas que se aproximam da espessura de uma capa de revista.

Herrmann teve a ideia; muitos dos seguidores de sua esposa queriam saber como ela fez a colagem que decora seu estúdio.
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"Você pode comprar muitas revistas e fazer a curadoria de sua parede, mas jamais conseguirá ter uma cena como essa ou esse toque de um curador", disse Barton.
As colagens se destacam na cultura popular e costumam aparecer com frequência em cenários de programas de televisão e filmes com personagens centrais jovens. Chris August, o designer de produção de "Para Todos os Garotos 2: P.S. Ainda Amo Você", vê nelas um meio de autoexpressão e autoatualização.
"Acho que a colagem é apenas uma maneira de fazerem escolhas específicas para reforçar algo que já estão sentindo. Algo como: 'Quero ser mais assim'", explicou August.
Lara Jean Covey, a protagonista do filme, dorme e sonha em um quarto colorido e caprichosamente decorado. Cartas, desenhos, fotografias e gravuras coloridas cobrem as paredes dos dois lados da cama. Entre o primeiro filme e a sequência, August adicionou imagens às colagens para refletir o desenvolvimento da personagem ao longo do tempo.
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Barton encoraja os compradores a adicionar suas imagens pessoais para criar um diferencial nas colagens. Isabel Collins, estilista de moda, comprou o Kit Litorâneo de Tezza e adicionou seus próprios artefatos: cartões-postais, Polaroids e algumas páginas de revistas.
"A qualidade do kit é muito melhor que uma revista e ele também é muito personalizável. Não haverá dois exatamente iguais, e isso o torna um pouco mais pessoal. É mais fácil montar algo do que folhear um milhão de revistas e ver o que funciona", disse Collins, de 24 anos.
Ainda assim, alguns veem os kits como um atalho para a criatividade – e como mais uma evidência de que o Instagram criou uma espécie de monocultura.
"A vida das pessoas está começando a ficar igual. O apartamento das pessoas está começando a ficar igual. A mídia social está começando a ficar igual. A maquiagem das pessoas está começando a ficar igual. Parece que basta escolher uma avenida e encontrar algo que você pode comprar para fazer isso acontecer", concluiu Hover.
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