O vereador Ernane Aleixo (PL-RJ) foi preso na Operação Muro de Favores, nesta terça-feira (25). O político atua na Câmara Municipal de São João de Meriti, na Baixa Fluminense, e está no quinto mandato consecutivo. Ele é acusado de colaborar com facções criminosas. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Para o delegado Vinícius Miranda, o vereador discutiu com traficantes sobre o fornecimento de equipamentos para facilitar a instalação de barricadas em áreas dominadas por facções criminosas. Ainda, o vereador teria intermediado benefícios e empregos em troca de apoio eleitoral.

— O traficante havia solicitado uma retroescavadeira. O político fala que não tinha como fornecer essa retroescavadeira, mas podia fornecer outro material. Seria, no caso, um martelete, para, na expressão utilizada pelo próprio traficante, “rasgar a rua” — explicou o delegado.

Quem é o vereador do PL preso?

Ernane Aleixo nasceu em Duque de Caxias, em 1968. Ele afirma morar desde criança em São João de Meriti, onde construiu a carreira política. O político é casado e pai de dois filhos.

Ele foi eleito vereador pela 1ª vez em 2008 e desde então acumulou cinco mandatos consecutivos. Em suas redes sociais, mantinha um tom de proximidade com o eleitorado.

Continua depois da publicidade

A operação desta terça faz parte da estratégia “Barricada Zero”, que busca retirar obstáculos de comunidades do RJ. A defesa do vereador não foi localizada até a publicação da reportagem.

*Sob supervisão de Luana Amorim