Apesar de ter suas maneiras biológicas e naturais de se refrescar, os pets sentem muito desconforto nos dias quentes do verão. Muito disso pela pelagem e por estar muito mais ao ar livre do que nós. Existem algumas maneiras de fazer com que os animais se refresquem, desde evitar caminhadas à luz do dia e deixá-los em ambientes frescos. Recentemente, algumas tecnologias facilitaram esse bem-estar animal, principalmente através do tapete gelado.
Continua depois da publicidade
Mas afinal, o que é tapete gelado? Como isso funciona? E de que maneira ajuda os animais de estimação? Vamos explicar tudo nesta reportagen, e também quais tipos de animais não podem usar essa forma de se refrescar. Confira!
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp
Continua depois da publicidade
O que é tapete gelado?
Antes de mais nada, precisamos detalhar o que exatamente é esse tipo de tapete. De acordo com o Portal Dog, o tapete gelado é uma superfície tecnológica desenvolvida para o cachorro, gato, ou até outro tipo de pet deitado e se sentir mais fesquinho no calor. A ideia é justamente um produto prático, que possa ser transportado e utilizado de maneira simples e barata e que, se usado corretamente, garanta um ambiente agradável para o animal.
Como funciona o tapete gelado?
Em resumo, o tapete gelado é composto por um gel térmico, que fica na parte interna da superfície. Desse modo, quando o tapete recebe o peso do corpo do pet ao deitar-se, o gel começa a promover um processo de resfriamento que, sem nenhuma presença de água ou energia, deixa o animal mais fresco em dias quentes.
O tapete gelado pode resfriar a temperatura do animal em até 10ºC, portanto, em um dia onde a temperatura ambiente está em 30ºC, por exemplo, os bichinhos não vão sentir a temperatura intensa. Por fim, o tapete é uma ótima opção para quem quer economizar, já que não precisa energia elétrica.
Continua depois da publicidade
Dicas para usar de maneira correta
O tapete gelado é bastante útil no verão e em dias de calor. Porém, se não usado corretamente, seu pet pode não adaptar ao produto e você pode acabar jogando dinheiro fora. Em geral, a grande dica de adaptação é que o seu animalzinho fique alguns minutos tapete, para dar tempo da superfície esfriar e ele sentir o alívio no calor.
Uma forma de incentivar o uso é entregando petiscos em todo o momento em que o pet deita e permanece no tapete gelado.
Além disso, antes de comprar, confirme se o tapete gelado suporta o peso de seu animalzinho. Caso contrário, corre-se o risco do produto não atingir o resultado desejado.
Continua depois da publicidade
Quando o tapete gelado não é indicado?
Por fim, existem alguns casos onde o tapete gelado não é indicado. São eles:
- Pets que mordem e arranham: Apesar de ser uma tecnologia muito bem desenvolvida, o gel térmico precisar estar completamente vedado dentro do tapete para que sua capacidade de resfriamento continue. Desse modo, um animal que morde e arranha pode perfurar a superfície e prejudicar o efeito;
- Pets ansiosos: Assim como dissemos acima, o tapete gelado precisa de um tempo para fazer efeito com o pet em cima. Então, para os que não ficam parados por muito tempo, a superfície não vai atingir o objetivo e vai frustar o tutor.
Leia também
3 dicas para proteger o seu pet nos dias de calor
Como deixar seu cachorro mais feliz