A entorse no tornozelo é uma das lesões mais comuns no futebol. Ela ocorre quando há uma distensão no ligamento, ou seja, ele recebe uma força maior do que suporta.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Foi o que ocorreu com Neymar na partida contra a Sérvia, nesta quinta-feira (24), na estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar. O Brasil venceu por 2 a 0, e o camisa 10 foi substituído aos 34 minutos do segundo tempo.

–– O Neymar teve uma entorse. O lance, visto na TV, fica bem claro. Foi um trauma direto, em que o joelho do jogador da Sérvia fez um movimento ocasionando a entorse. Apresentou inchaço, iniciamos tratamento imediatamente. Agora, é aguardar 24, 48 horas, para ter uma ideia mais claro –– afirmou Rodrigo Lasmar, chefe médico da delegação brasileira.

Vini Jr fala sobre sonho de estrear em Copa e elogia Paquetá “na volância”

Continua depois da publicidade

–– Essa distensão faz a inversão do pé. Quando é para dentro, chamamos eversão. No caso do Neymar foi inversão. Machuca o ligamento porque estende mais do que está suportando. Se forçasse mais, aí romperia –– explica o médico Eduardo de Melo Moreira, do Hospital Sírio-Libanês, especialista em cirurgia do pé e tornozelo.

A parte lateral do tornozelo é composta por uma estrutura com três ligamentos: talo fibular posterior, talo fibular anterior e talo calcâneo. Em geral, os dois últimos são os mais acometidos pela lesão. A entorse acaba causando um edema na região, que incha e fica dolorida.

São três tipos de entorse, leve, moderada e grave. Essa classificação depende de um exame clínico realizado pelo médico.

–– Em um caso grave, pode ser necessário passar por cirurgia. Em um caso moderado, a recuperação leva de três a quatro semanas. No leve, em uma semana ou dez dias, pode voltar a jogar. Coloca uma faixa, um estabilizador no tornozelo, e dá para jogar –– diz o médico.

Continua depois da publicidade

Com TV na varanda, comunidade de Florianópolis se reúne para assistir ao jogo do Brasil

O tratamento deve ocorrer à base de anti-inflamatórios e aplicação de compressa de gelo no local da lesão. O jogador também deve passar por um repouso de 24 a 48 horas. Fisioterapia também ajuda na recuperação. Dependendo do caso, é feito um exame de imagem para uma avaliação mais precisa. Isso geralmente ocorre se houver uma dor persistente no local da lesão.

Para Moreira, no caso de Neymar, o fato de ele já ter sofrido outras entorses pode ser um complicador.

–– Ele já deve ter tido muitas entorses, então acaba agravando um pouco porque o tornozelo fica um pouco instável.

Entenda a entorse

O que é

Ocorre quando o ligamento do tornozelo sofre um alongamento maior do que ele suporta. O pé gira para dentro por causa do peso do corpo, comprometendo o ligamento

Continua depois da publicidade

Sintomas

Dor e inchaço. A região também pode ficar roxa, com um edema

Tratamento

Anti-inflamatórios e compressas de gelo. Em alguns casos, o médico imobiliza o local com uma tala. Dependendo da gravidade, há a necessidade de cirurgia

Recuperação

Varia conforme a gravidade. Se for leve, o jogador está recuperado em até dez dias. Caso seja moderada, pode levar de três a quatro semanas. Se for grave, o tempo é prolongado

*Por Emerson Vicente

Leia também

Richarlison da sorte e “Evidências” como hino: os memes da estreia do Brasil na Copa

Após vitória na Copa, jogadores da seleção terão jantar com familiares

Em Florianópolis, clima é de festa e otimismo na estreia do Brasil na Copa

Destaques do NSC Total