Se tem algo que pode definir o início do século XXI é a palavra inovação. Já que a tecnologia avançou mudo rápido desde a virada do milênio e tudo isso mudou muito o estilo de vida de toda a população. Neste contexto foi criada a Conferência SXSW nos Estados Unidos. Quer entender melhor o que é e qual o impacto desse festival? Então confira nossa reportagem.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Afinal, a inovação criou todo um nicho econômico novo, abrindo novas possibilidades para todos os setores. Por isso, não poderíamos esperar menos que um evento que reúna tudo que há de novo nesse setor de tecnologia.

O que é a SXSW?

De acordo com o próprio site do evento, a South by Southwest, mais conhecida como SXSW, é um evento que reúne as novidades em tecnologia, música, cinema e cultura em geral.

Desse modo, a ideia é reunir estudiosos, pensadores, empresários, investidores e artistas na cidade de Austin no Texas para discutir, apresentar e curtir o que há de novo no mundo das inovações.

Continua depois da publicidade

Talvez o ponto principal do evento sejam as palestras e mesas de debate diárias. Segundo a própria SXSW, cada uma delas tem cerca de uma hora e traz sempre discussões com grandes nomes dos negócios e da tecnologia, tratando acerca de questões relevantes para a atualidade e o futuro. O festival conta também com atrações culturais e uma exposição de filmes que abordam inovação e tecnologia.

Quando acontece a SXSW?

A princípio, o festival  de 2024 já tem data marcada, entre os dias 8 e 16 de março na cidade de Austin, nos Estados Unidos. Desde o seu início, no ano de 1987,  o evento acontece no mês de março.. Assim, crescendo anualmente e se colocando na agenda de quem se interessa por música, cinema, inovação e tecnologia.

Edições do SXSW

Assim como foi dito acima, a primeira edição do evento foi em 1987. Desde então, o SXSW é organizado anualmente no Texas. Portanto, o crescimento dessa ideia acompanhou toda a explosão tecnológica das décadas recentes. Indo do e-mail até as redes sociais e do computador pessoal até os smartphones. Justamente por já ter ocorrido 36 edições, é impossível citar todas aqui.

Contudo, as edições mais lembradas são a de 1994, que contou com a presença do lendário músico Johnny Cash, o primeiro grande nome da história do festival. Posteriormente, em 2016, Barack Obama foi o primeiro presidente americano a palestrar na SXSW. Isso aconteceu quando o democrata ainda estava em mandato.

Continua depois da publicidade

Leia também

4 benefícios da tecnologia para o aprendizado

Setor de tecnologia em SC vai superar 100 mil empregos diretos até 2025

Destaques do NSC Total