A atriz Fernanda Machado, famosa por seus papeis nas novelas Alma Gêmea e Paraíso Tropical, hoje com 44 anos, revelou em seu Instagram que há um ano e meio foi diagnosticada com o Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM).

Continua depois da publicidade

A TDPM é uma forma mais grave de síndrome pré-menstrual, ou seja, mais grave que a Tensão Pré-Menstrual, tão conhecida como TPM. A condição pode incapacitar e prejudicar a qualidade de vida das mulheres.

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Quais são os sintomas do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual (TDPM)?

Esse tipo de transtorno pode causar sintomas físicos e psíquicos. Segundo o site do Dr. Drauzio Varella, os sintomas físicos vão desde inchaço e dor nas mamas até aumento do volume abdominal, dor de cabeça e cansaço.

Continua depois da publicidade

Já na parte psíquica, o site de Drauzio explica que a mulher pode ficar com humor deprimido, ansiedade, irritabilidade, entre outros sintomas mais graves. A falta de energia e de interesse naquilo que costuma fazer no dia a dia também são comuns. Por fim ainda pode causar alterações no apetite e no sono.

Segundo a médica ginecologista e obstetra Lígia Santos explica no site do Dr. Drauzio, a diferença é que nas mulheres com TDPM, a intensidade deste sintomas são muito mais elevadas, prejudicando vida pessoal e profissional.

Clique e participe do canal do Hora no WhatsApp

E quais são as causas desse transtorno?

Trata-se de uma condição que ainda está sendo estudada. No entanto, a flutuação hormonal tem forte relação com o TDPM. Principalmente pelo fato de hormônios como estrogênio e progesterona estarem ligados a neurotransmissores que atuam no em nível cerebral, causando todos os sintomas.

Continua depois da publicidade

Como que a mulher pode ser diagnosticada com TDPM?

Ainda segundo o site do Dr. Drauzio Varella, o diagnóstico é clínico, através de anamnese. Isso significa que a paciente faz uma entrevista com o médico ou médica e relata seus sintomas que podem aparecer de 5 a 7 dias antes da menstruação e durarem até 7 dias após.

O tratamento também é conforme cada caso, e alguns não exigem medicamentos. Atividade física, psicoterapia e até mudanças na alimentação fazem parte do tratamento conjunto.

Leia também

Médico explica sinais e diagnóstico de doença degenerativa incurável de Wesley Safadão