O cantor Lulu Santos revelou durante sua participação no Conversa Com Bial desta sexta-feira (12) que descobriu que tinha uma doença autoimune chamada vasculite púrpura.
Continua depois da publicidade
“Foi um susto de saúde que tive no meio do ano passado. Do nada eu apareci com uma vasculite”, relembrou o cantor. Lulu contou que antes do diagnóstico da doença foi internado no hospital duas vezes.
A primeira com dengue, mas já apresentando sinais aparente de púrpura, com manchas vermelhas pelo corpo inteiro e a segunda foi uma crise reumática que impossibilitava o uso das mãos. O cantor não conseguia nem colocar as meias.
“Durante a crise de púrpura, eu mal conseguia ficar de pé. Pela quantidade de medicação que estava tomando, tinha um mal-estar permanente. Eu era uma daquelas pessoas que andavam pelo hospital com uma batinha, a bunda aparecendo e seu intravenoso. Passei cinco dias sem conseguir comer. Nunca tinha passado por uma situação de saúde assim. Foi a pior que eu passei na minha vida”, desabafou.
Continua depois da publicidade
O que é vasculite púrpura e os principais sintomas da doença de Lulu Santos
A doença autoimune vasculite púrpura, também conhecida como púrpura de Henoch-Schönlein ou vasculite associada à imunoglobulina A (IgAV), é uma inflamação dos pequenos vasos sanguíneos.
Ela ataca principalmente os vasos da pele, do intestino e dos rins. Mais comum em crianças e adolescentes pode atacar também adultos. A causa do surgimento da doença geralmente está associada a infecções ou fatores ambientais.
Os principais sintomas são as erupções cutâneas, que os médicos chamam de púrpura palpável, que são manchas roxas ou vermelhas elevadas nas pernas e pés. Elas não desaparecem e podem coçar ou doer.
Continua depois da publicidade
Também pode acontecer inchaço nas articulações, problemas renais como hematúria e em casos mais graves sangramento intestinal. O diagnóstico é feito através de biópsia na pele.

